A ideia de um Beatle visitar a Amazônia não é algo mítico e nem tão distante da realidade, mas antes de  falar sobre um possível retorno de Paul McCartney ao Brasil e em especial ao norte do país, vamos aos fatos, quadrinhos e afins.

O criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza (beatlemaníaco confesso), já fez diversas histórias onde o quarteto aparece e interage com a Turma, mas uma delas foi tão diferente quanto a lançada em setembro de 1990, Chico Bento n°95 (a venda em sebos), chamada Pôu in Roça. 

paul in amaz

A história conta o dia em que Paul McCartney, procurando a Amazônia parou no sítio do Chico Bento.  No início, eles não se entendem, Paul fala em inglês e Chico fala português da roça, e uma das partes mais engraçadas é quando o Chico descobre quem é o cantor, diz que depois de Xitãozinho e Xororó, os “Bitus” são a banda preferida dele.

paul roça

Não apenas nos quadrinhos, o sonho de vê um Beatle tocando na Amazônia agora movimenta o norte do país.  Como assim? Em Manaus fãs se mobilizam em uma campanha para trazer Paul a Amazônia.

Paul in Amazônia- Manaus 2014 é uma campanha criada por três fãs de Beatles de diferentes gerações (Bruna Chagas, Sandro Abecassis e Joselin Dias) e tem como objetivo chamar a atenção de empresários do artista para o fato de que no Norte do Brasil tem público interessado em uma apresentação de Sir Paul McCartney em Manaus.

PAUL IN
A proposta da campanha é realizar inúmeras ações desde página no facebook, implantação de um site, sorteios, realização de videoclipes com artistas locais que apoiam o projeto e ainda participação de Beatles na Rua, uma ação que vai movimentar o centro da cidade, onde vão gravar para canal no youtube os trabalhadores do centro cantando trechos de músicas dos Beatles ou do Paul, tudo em prol da atenção dos produtores do artista.

O ex-Beatle Paul McCartney sempre que vem ao Brasil procura tocar em capitais que nunca tocou, a exemplo dos últimos anos, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Goiânia.  Paul já esteve em todas as regiões do Brasil, menos no norte.  Se os mineiros conseguiram fazer o ex-Beatle Paul McCartney falar ‘uai’ e contribuir para a realização do show em Belo Horizonte através de uma campanha na internet, agora é a vez dos manauaras tentarem incluir a capital amazonense na próxima turnê.

Quem quiser ajudar nosso compatriotas amazonenses e nortistas, basta curtir a página: http://www.facebook.com/PaulInAmazoniaManaus2014

Sobre o autor: Bruna Chagas

Jornalista. Cursou Letras na Universidade Federal do Amazonas(UFAM). Possui a síndrome da “Era de Ouro” e é apaixonada por filmes clássicos, cinema francês, Literatura e rock and roll. Adora Teatro, Ópera, Arquitetura, Artes plásticas, Moda, Dança e, acima de tudo, ama escrever. Atua em produção cultural e jornalística. É colunista e proprietária do Primeiras Impressões e do site Viva Cultura! Foi colaboradora do Blog 7em1 e Colunista no CineSplendor. Atualmente é Produtora Executiva na Tv Amazonas(afiliada Globo)