11 motivos para você ter um blog de uma vez por todas

Blogs são diários virtuais em que adolescentes contam como foi o dia, certo?

Errado.

Blogs podem ser isso.

Porém, faz tempo que muitas pessoas ao redor do mundo descobriram essa simples e poderosa ferramenta de comunicação.

Fáceis de usar – você publica seus textos com simplicidade – e com grande potencial de abrangência geográfica – você pode ter leitores do outro lado do mundo – , os blogs já são uma realidade importante.

pessoas ganhando muito dinheiro escrevendo em seus blogs. No Brasil, isso ainda está começando, mas o mercado apresenta muito potencial, sobretudo para aqueles que chegarem primeiro.

Acima de tudo, o público começa a descobrir como os blogs podem ser um meio de expressão, de participar ativamente do mundo, entrar em contato com outras pessoas e dividir o seu potencial com o restante da humanidade.

As demais coisas vêm como conseqüência.

1. Blogs são fáceis

Mesmo quando eu tinha um site comum, o Cracatoa Simplesmente Sumiu (está bem, ele não era tão comum assim), eu e minha equipe usávamos as mesmas ferramentas utilizadas em blogs para atualizá-lo. Pois blogs são fáceis de ler e fáceis de escrever, fáceis de editar e fáceis de publicar.

2. Blogs são facilitadores sociais

Jamais conheci tantas pessoas online quanto no último ano em que venho editando meus três – agora quatro – blogs. Você pode dizer que amizades virtuais não são o mesmo que amizades reais. Eu digo que amizades são amizades. As reais são mais concretas, mas as virtuais são um bom começo.

3.Blogs são desafiadores

A cada dia me vejo desafiado a levar alguma coisa que, imagino, será útil, importante ou divertida para os meus leitores. Se você gosta de um desafio e gostaria de colocar um tempero a mais em sua vida, um blog é um prato cheio até as bordas.

4. Um blog pode fazer você se sentir um pop star

Calma! Os paparazzi não vão fazer plantão na sua janela. Ainda não. Mas ao expressar suas opiniões e ao congregar um público leitor, você de repente passa a ter uma audiência e a preencher aquele seu lado que sempre quis a fama na medida certa. Nem mais, nem menos.

5. Um blog pode fazer você ganhar dinheiro

As possibilidades de se ganhar dinheiro com blogs no Brasil ainda estão abertas e em potencial, diferente dos países de língua inglesa, onde isso já é mais comum. Com o desenvolvimento da internet em nosso País nos próximos anos, você tem um mercado em potencial para explorar e todas as vantagens de ser um pioneiro no ramo.

6. Um blog pode ser um cartão de visitas

Digamos que você seja um especialista em algum assunto. Um engenheiro, por exemplo. Você pode ter um blog com um domínio www.seunome.com – em que escreverá artigos sobre engenharia, mostrando toda a sua competência e criatividade – e usá-lo em seu cartão de visitas. E, sim, o blog ao ser visitado pode abrir muitas possibilidades profissionais. Imagine as possibilidades no caso de engenheiros, publicitários, jornalistas, médicos e outros profissionais. Um blog pode abrir oportunidades de negócios, emprego e muito mais.

7. Você pode se sentir (e ser) um articulista respeitado

Aconteceu mais um escândalo na política nacional? Diga o que ninguém disse ainda e construa uma reputação formada por opiniões íntegras e livres das influências de patrocinadores e grupos políticos. Por menor que seja o seu público no início, você vai ser ouvido e formar opiniões com efetividade. Algumas pessoas vão esperar para ver o que você tem a dizer sobre determinado assunto. Além disso, você poderá se expressar com liberdade, respeitando tão somente seus próprios valores éticos, responsabilizando-se corajosamente pelas conseqüências que isso possa ter sobre você ou sobre os outros.

8. Um blog não tem chefe. O chefe é você

Mesmo que você não encare o seu blog profissionalmente, isto é, publique apenas por diversão, não há nada melhor que saber que você está fazendo algo não porque alguém pediu ou mandou, mas porque você quer. Os blogs são uma expressão de independência e boa vontade e você pode ter isso facilmente.

9. Blogs são uma espécie de comunidade: as pessoas se ajudam

Lembro, quando eu era criança, de como se falava em rádio-amadores e como eles se ajudavam entre si, comunicando-se ao redor do mundo, e também como eram unidos. O equipamento era caro, no entanto. Hoje é possível ter esse mesmo sentimento de irmandade com os blogs de uma maneira mais barata e acessível.

O que um editor de blog não sabe, outros sabem e compartilham esse conhecimento. Existem diversos blogs que podem ajudar você a melhorar o seu próprio blog, não só do ponto de vista técnico como também editorial – que é a principal proposta deste site.

10. Um blog pode fazer você descobrir novos talentos

Quando você começa a blogar, você descobre que tem todas as informações de que precisa na própria internet. Aos poucos aprende um tanto de programação – PHP, CSS, HTML e outras coisas (tudo bem, eu também não sabia o que elas eram até bem pouco tempo atrás) -, um pouco de design, um pouco de marketing, um pouco de literatura e, quando percebe, descobre talentos que nem imaginava que tinha.

11. Um blog pode ser um diário

Sim. Por que não?

0 resposta para “11 motivos para você ter um blog de uma vez por todas”

  1. Carol disse:

    Legallllllllllllllllll eu quero ter um bloggggg faz o maior tempão! Tenho que me aprumar (ok, “aprumar” é meio velho), Hehe, uhuulll aqui vou eu! Vou visitar sempre pra tentar colocar um desses no ar
    Bjus

  2. Alessandro Martins disse:

    Que é isso, Carol… todas as palavras na média têm a mesma idade. E aprumar é ótimo. Para você, que é publicitária (certo?), ter um blog é mais do que indicado. Peço que, quando decidir ter um, considere o pacote Ideal Blog. Ajudo você a arrumar sua nova casa e dou todas as dicas. Sugiro que conheça A Casa do Galo, um blog sobre publicidade muito bom. Beijos do Ale.

  3. E também, além de tudo isso aí Ale, de que outra forma poderíamos nos comunicar ante esta assombrosa velocidade de informações que a globalização nos tráz? Sua postura séria diante da questão dos Blogs, esclareceu muitas dúvidas que eu TINHA, obrigada meu amigo e muito boa sorte agora e no futuro!
    Beijo Ale!! :)

  4. Oi Alessandro,
    Achei seu artigo muito legal e postei no meu blog, por ser iniciante no blogger não postei quem era o verdadeiro autor.
    Peço desculpas e concertei, claro o artigo.
    Acho q deu pra resolver amigavelmente esse impasse!

  5. Mychelle disse:

    Hum, até que esses moivos são bem interessantes… Gostei!
    Sem a menor sombra de duvidas vou criar meu blog, mesmo sendo muito nova e nã estar no momento procurando empregO!
    Acho que meu blog vai ser reamente um diário com algumas das minhas opiniões…rsrs

  6. Alessandro Martins disse:

    Mychelle,

    o importante é escrever sobre o que se gosta.

    Não acredite se alguém disser o contrário.

    Abraços!

  7. rodrigo disse:

    Fala ai alessandro , po gostei muito do artigo só que eu gosto de tantas coisas e não seu sobre oque ecrever assim que eu decidir eu faço um.

  8. daniel disse:

    adorei o “pop star” aushdsaudh
    é um meio democrático , vc opina, critica, aconselha , conhece, enfim, se torna um pseudo pop star.

  9. Ellen disse:

    AAAAAAAAAAAAAh
    Crieei um blog,mais não faço a minima ideia do que postar =/
    HEEEEEELP!!!!!!!!

  10. jonas disse:

    Blogo, logo existo. E foi com essa afirmativa que decidi criar um blog. E junto vieram também todas aquelas inquietantes questões que devem acometer blogueiros em geral: como ser lido? será que vou agradar? sou capaz de criar polemicas?

    E esse seu texto veio responder essas perguntas. Aproveitarei suas dicas certamente e daqui um ano prometo publicar um balanço do resultado.

    Grandes abraços, Jonas

  11. Cecilia disse:

    Oi Alessandro, há muito tempo quero ter um blog mas nunca sei por onde começar. Tenho todos esses medos que você falou (de não ser lido e tal). Gostaria muito de receber dicas. Já sou formada em Direito e em História e agora estou pensando em fazer Jornalismo. Acho que seria uma boa maneira de começar, não acha? Espero que você me ajude. Um beijo.

  12. anna livia disse:

    alho blog é como um diario agente pode escrever de quem a gente gosta pode falar tudo por isso que eu queria tem um vou poder desabafar por isso eu queria ter um para mim falar com ele

  13. LUIZ CARLOS VALIM disse:

    Gostei muito das informações que obtive neste seu artigo, estava meio apreensivo em ter um blog, agora acho que vou em frente.
    abraços e valeu mesmo.

    luiz carlos valim

  14. dirlangle disse:

    como pessoas entra e comentao no meu blog ?desde ja agradeço !!!!!!!!!bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!dirlangle

  15. Natasha disse:

    Eu sempre quis ter um blog mas sempre tinha um empecilho, fosse a falta de um tema único, fosse o medo de me queimar na web… Daí o motivo 11 ter me empolgado bastante :)

  16. Criei um blog este mês, contando tudo que ia acontecendo com os meus preparativos de casamento. Acho que o fato de ter decidido casar só com o meu salário e o de meu noivo atraiu a curiosidade alheia: o pessoal não só começou a ler muito (tem dia que batem mais de 300 visitas!), mas a escrever e comentar! Conheci noivas do Brasil todo!!! Trocamos dicas, damos nomes aos bois para as empresas e nessa já fiz muitas amizades.
    Experiência realmente interessante!

  17. Veronica Medeiros disse:

    Sabe aquela coisa que vc está procurando, quer e não sabe a onde procurar?
    Agradeço as dicas.

  18. camylla disse:

    eu amei essas dicas sao muito legais eu vou fazer meu blog mas preciso de um conteudo sabe um objetivo como tenho 10 anos nao e facil ,,……

  19. Livros Gratis disse:

    Escrever é poder!

    Um Blog ajuda a melhorar a prática da escrita. Após centenas de posts certamente a escrita estará muito mais “treinada”.

    Abraços!

  20. Gabriela disse:

    Bom sempre quis ter um Blog mais nunca concigo sempre a senha da errada queria uma bela de uma ajuda …..

  21. Gabriela disse:

    Bom quero ter um blog mais a senha da errada quero uma ajuda quem saber me comonique pelo meu e-meil….

  22. Michele disse:

    Olá Alessandro!
    Sou corretora de imóveis e estou pensando em fazer um blog onde eu possa dar maiores informações sobre o mercado imobiliário, o que vai inclusive aumentar o meu conhecimento na área, e também divulgar meus contatos de maneira e me consolidar na profissão e prospectar mais clientes. Você acha essa ferramenta realmente relevante no ramo de vendas?
    Espero que possa me ajudar, pois é não tenho o costume de acessar blogs, mas acho bem interessante podermos nos expressar ao mundo sem restrições.
    Parabéns pelo blog, tem um conteúdo bastante interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *