Você já sentiu como se vivesse uma vida em preto e branco? Já sentiu como se faltasse o seu outro lado da laranja, ou um vazio que não pudesse explicar? Pois é, esta é uma sensação tão comum e conhecida pelo ser humano que foi a abordagem utilizada pelo grande vencedor do Osga 2012, Festival de Audiovisual Universitário, em Belém do Pará.

O tema do festival deste ano foi “O Ano em que fizemos contato” e assim como grande parte dessas temáticas, lidamos com as mais diversas formas de interpretação. Alguns pensaram em um contato de 3º grau, outros no contato com a família, no contato com outros mundos e até mesmo no contato com a sociedade.

Mesmo assim o vencedor de melhor curta foi uma grata surpresa para todos os que estavam assistindo. Digo grata surpresa, pois eles conseguiram, de maneira simples, contar uma história ‘banal’, usando recursos inteligentes e divertidos, além de um roteiro cativante. Falar do contato no momento em que duas pessoas se encontram e de repente descobrem que a vida pode ser colorida foi uma sacada bem inteligente, mostrando que as histórias que conquistam, não precisam ser super elaboradas, psicológicas ou artísticas.

O curta ‘Tecnicolor’ cativou os corações dos 20 jurados e foi unânime na escolha pelo maior prêmio. Além disto, arrancou sorrisos dos espectadores que como já disse, conseguiram se identificar com a situação toda. Algumas pessoas acharam o curta publicitário demais, outras que foi profissional demais, mas conversando com algumas pessoas, o que foi impressionantemente igual nos comentários, foi que o curta foi bom demais. Difícil é acreditar que tudo foi produzido, editado, confeccionado, estrelado, conduzido, roterizado e construído por alunos do 3º semestre!

Para saber mais detalhes de como foi o festival e seus curtas acesse aqui e aqui.

Sobre o autor: Ana Carolina (oliviayale)

Jornalista com diploma. Autora da saga "A Irmandade das Olivias" e aprendiz de pesquisadora em Pós-Modernidade e Contos de Fada, cinéfila de carteirinha, apaixonada pela Disney e viciada em blogs.