A amiga Elsie Herber presenteou-me com o livro Um Minuto, de seu amigo Newton Cesar. Ele tem características que o tornam único.

Ainda não o li, mas posso dizer que ele possui algumas peculiaridades que, juntas, nenhum outro livro no mundo possui.

Pra começo de história, você começa a ler o livro a partir do que seria a contracapa.

Até aí, tudo bem. Quem já leu mangás já passou pela experiência.

Mas, não bastasse isso, você lê as linhas de baixo para cima.

Sim, o livro é inteiro ao contrário.

E, para completar, ao chegar àquilo que seria o final (próximo do que seria a capa), você passa a ler no sentido normal, mas apenas as linhas em negrito.

A sinopse:

São 60 capítulos, 60 segundos. Vicente, aos 70 anos, se vê diante de acontecimentos inimagináveis: a cura do Alzheimer, o tempo desordenado, o tempo voltando, trazendo cenários, pessoas, fatos, sentimentos, o tempo passando, um segundo, dois, um minuto e tudo pode acontecer. Ou tudo já aconteceu. Rejuvenescendo a cada dia, a cada segundo, procurando a mulher que ele não sabe se realmente existe, só sabe que ama. E quando você chegar ao fim da história, ou seja, na primeira página do livro, uma nova experiência começa: a leitura das palavras e frases grifadas, lidas da maneira tradicional, desvendando a história por um novo olhar ou outra história em outro tempo. É outro minuto.

Quem comprar?

Tanta gente ficou curiosa a respeito do livro que pedi para o próprio autor dizer onde comprar:

Alessandro, obrigado pela nota do Um Minuto. Para quem está procurando o livro, tem à venda nos principais sites de livrarias: saraiva, fnac, cultura. (procurando pelo autor Newton Cesar é fácil achar). Também tem o livro direto na editora . Para quem está em Curitiba, nas livrarias Curitiba tem o livro. Por enquanto, é isso. Grande abraço. Newton Cesar

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!