Você sabe o que é tipografia? Talvez não imagine o que vem a ser isso, mas tem contato com isso em vários momentos do seu cotidiano. Na TV, internet, preparando seu lanche ou indo ao supermercado, você encontra tipografias.

Segundo o Design.blog,

“Tipografia é a impressão dos tipos. Está morrendo com o computador. Tipologia é o estudo da formação dos tipos. Cresce a cada dia. Mas no final, a nomenclatura usada é tipografia. Como fonte (família do tipo) é atualmente chamada de tipo.

O termo tipo é o desenho de uma determinada família de letras como por exemplo: verdana, futura, arial, etc. As variações dessas letras (ligth, itálico e negrito, por exemplo) de uma determinada família são as fontes desenhadas para a elaboração de um conjunto completo de caracteres que consta do alfabeto em caixa alta e caixa baixa, números, símbolos e pontuação”.

Há algumas divergências conceituais sobre tipografia  ou tipologia.

De fato, a tipografia  reflete a relação imagem texto e o que representaria com mais personalidade a ideia que a marca deseja imprimir. Olhando as imagens abaixo, extraídas do Brainstorm9, podemos ter uma percepção audiovisual acerca de tudo isso:

Para os mais instigados, um site muito interessante para se pesquisar diferentes tipofrafias é o Ilovetypography.

Mas, visualmente falando, o que é tipografia?

Segundo a Wikipédia,

“A tipografia clássica baseia-se em pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos — os tipos móveis. Tipos rudimentares foram inventados inicialmente pelos chineses”.

Só após é que vieram Gutenberg, os tipos e a imprensa.

Já pensou em fazer a sua própria Tipografia?

Então, visite:

Sobre o autor: Roberta Fraga

Crio seres imaginários, escrevo contos, costuro histórias.