A Fundação Biblioteca Nacional abriga 9 milhões de itens. Destes, algumas preciosidades podem ser baixadas grátis para seu computador em PDF. Livros, mapas, atlas, partituras, quase 5 mil itens estão na seção Biblioteca Nacional Digital, em PDF e em outros formatos.

Eis algumas coisas que por lá encontrei em uma rápida inspeção e que gostaria de que você visse:

  • Você quer ter uma cópia da primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões? Você pode.
  • Também uma Grammatica da língua potuguesa com os mandamentos da santa madre igreja
  • e outros livros raros.
  • Uma muito curiosa nota crítica de Carlos Drummond de Andrade à obra de Augusto dos Anjos, feita de próprio punho. Engraçado, eu achava que “soco na cara”, “soco no estômago” e quetais fossem expressões da nova crítica literária de jornal.
  • O anúncio da fuga de um escravo. Imagino o efeito dele colado nos postes de uma pequena cidade de antigamente. Você pode ver mais anúncios desse gênero se tiver curiosidade, bem como outros documentos sobre a escravidão no Brasil.

Por serem uma de minhas leituras preferidas durante a infância, chamaram-me a atenção os atlas. Eles só demonstram que o que se a cartografia contemporânea ganhou, para bem, em precisão por certo perdeu, para mal, em arte. Eis a lista dos disponíveis:

Vale a pena dar uma passada também na seção de Atlas Manuscritos.

Claro que há muito mais coisas interessantes por ali. Isso foi o que encontrei em apenas meia hora de navegação. Tenho certeza de que você poderá encontrar muito mais. Não deixe de me avisar se houver ainda mais curiosidades nesse baú.

Serviço

Compare o preço de livros sobre a Biblioteca Nacional, sobre grátis, livros de Camões, como Os Lusíadas e livros sobre preciosidades. Não deixe de comparar preços de livros sobre Como Ficar Rico Rapidamente.

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!