O poeta Rodrigo Garcia Lopes ministrará entre 27 e 29 de maio, em Curitiba, a primeira Oficina BPP de Criação Literária em 2014. Para participar é necessário enviar um breve currículo e três poemas para o e-mail oficina@bpp.pr.gov.br. O próprio escritor selecionará 20 participantes. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 23 de maio.

rodrigo garcia lopes

O objetivo da oficina da Biblioteca Pública do Paraná é introduzir o aluno à criação e estimular as percepções poéticas com a finalidade de despertar o gosto pela poesia, não só como forma de arte, mas como maneira de ver o mundo em suas mais variadas formas e manifestações.

Rodrigo Garcia Lopes é natural de Londrina. Formado em Jornalismo, trabalhou em jornais e veículos literários de São Paulo (“Ilustrada”) e Curitiba (Nicolau). Nos Estados Unidos fez mestrado na Arizona State University e também reuniu material para seu livro, “Vozes & visões: panorama da arte e cultura norte-americana hoje”, em que entrevista 19 escritores e artistas.

Publicou diversos livros de poemas, entre eles “Solarium”, que reúne sua produção poética desde 1984, “Nômada” e “Estúdio realidade”, seu trabalho mais recente. Garcia Lopes também tem uma importante produção como tradutor de autores como Sylvia Plath, Gertrude Stein, Charles Bukowski, Jim Morrison e Samuel Beckett.

As oficinas de criação literária promovidas pela Biblioteca Pública do Paraná acontecem mensalmente e buscam aliar teoria e prática, colocando o público em contato com diversos gêneros literários. Iniciada em 2011, o curso já foi ministrado por nomes como Milton Hatoum, Eliane Brum, Humberto Werneck, Luiz Ruffato, Felipe Hirsch, Eucanaã Ferraz e José Roberto Torero, entre outros autores.

Em 2013, o projeto recebeu José Castello (romance), Fabrício Corsaletti (poesia), Ernani Ssó (infantojuvenil), Antônio Torres (crônica), Luiz Augusto Fischer (crítica literária) e André Sant’Anna (literatura experimental).

Serviço

Oficina BPP de Criação Literária – Poesia com Rodrigo Garcia Lopes
De 27 a 29 de maio, das 14h às 18h
Inscrições abertas até 23 de maio pelo e-mail oficina@bpp.pr.gov.br
Informações: (41) 3221-4974
20 Vagas
Gratuito

Sobre o autor: Marcelo Wainer

Marcelo Wainer sabe bem a diferença entre comida requintada e comida requentada. Lê pouco, mas lê bem. É o primeiro leitor da newsletter do Alessandro Martins e recomenda que você assine. Assine aqui