omunga 2

Organização catarinense participa deste fim de semana do Emporium Handmade, em Curitiba

Seis designers e artistas plásticos de Santa Catarina resolverem da cor e vida para a OMUNGA Grife Social, organização que arrecada fundos, materiais e capta voluntários do Brasil para projetos educacionais. Com a arte das estampas, a grife social comercializa camisetas em prol de escolas do sertão nordestino e da África. É a moda solidária promovendo a educação de mais decinco mil crianças e 300 professores. Você também pode colaborar! Neste sábado, a partir das 11h, a Omunga estará no Emporium Handmade – uma feira multicultural que reunirá moda, arte, design e gastronomia, em Curitiba (rua Comendador Fontana 57). O evento segue até as 19h e a entrada é gratuita.

Para você ser a mudança na vida de uma criança, basta comprar o kit do projeto, no valor de R$ 49,90. Além de uma camiseta exclusiva embalada em uma caixa personalizada, há um livro infantil com história especialmente criada pelo escritor Jura Arruda, com ilustração de Micheline Moes. Toda a verba arrecadada é revertida na compra de livros, computadores, móveis e capacitação para professores. Atualmente dois projetos estão em andamento: “Escolas do Sertão” (Piauí – Brasil), com duas bibliotecas inauguradas, e “Livros para África” (Angola e Moçambique – África), sendo que uma biblioteca já foi concluída em Angola e ainda estão sendo levantados recursos para a construção em Moçambique. A previsão é de que ainda neste ano o espaço seja construído.

O projeto não se resume apenas na construção de bibliotecas em comunidades de extrema vulnerabilidade social. Após as obras serem concluídas inicia-se uma das fases mais importantes: a capacitação de todos os professores do município para que possam exercer sua atividade de educador de forma criativa, com riqueza de detalhes e bons materiais, cujo foco é a formação de leitores e motivação de professores. E essa capacitação ocorre por meio de voluntários. Por isso, a busca constante por brasileiros que queiram fazer a diferença.

A OMUNGA tem o propósito de ser um meio de mobilização e articulação da sociedade, a fim de criar melhores condições de educação para crianças e adolescentes que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social no Brasil e no mundo, estimulando a compaixão e a ação prática da consciência social.

Para colaborar, basta comprar o Kit Camiseta ou se candidatar como voluntário em www.omunga.com.

*OMUNGA é uma expressão do dialeto africano “umbundo” que significa união, unidade, conjunto. 

PARA MAIS INFORMAÇÕES:

Site: www.omunga.com

Facebook: www.facebook.com/agir.omunga

You Tube: www.youtube.com/user/OmungaNoMundo

Instagram: http://instagram.com/omunganomundo

Blog: blog: robertopascoal.com

Fotos: www.flickr.com/photos/omunga

SERVIÇO

O quê: Omunga Grife Social

Onde: Emporium handmade – rua Comendador Fontana 57, Curitiba

Horário: das 11h às 19h

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!