Você tem livros ociosos, parados em casa, meio esquecidos nas estantes e móveis, em boas condições de uso, que possam ser doados para novos leitores?

Chegou a hora de doá-los!

A Freguesia do Livro está fazendo uma arrecadação de livros infantis para ajudar a montar e incrementar acervos de bibliotecas comunitárias e pontos de leitura de diversos bairros de Curitiba e região metropolitana e outras cidades do Brasil.

Doar livros esquecidos em estantes, sem uso, além de ser um exercício de solidariedade, é um incentivo para que mais pessoas conheçam o mundo da leitura e da literatura.

Faça uma seleção nos seus livros, redescubra seus guardados, sempre tem um exemplar que está pronto para seguir para as mãos de novos leitores.

A Freguesia do Livro é um projeto voluntário de incentivo à leitura, baseado em Curitiba e dedicado à arrecadação, seleção e organização de livros para a montagem de bibliotecas comunitárias.

A princípio o projeto era voltado para a cidade de Curitiba e municípios da região metropolitana, mas a ideia cresceu tanto, que bibliotecas de Belo Horizonte, Goiânia, Pato Branco, Chopinzinho, Ponta Grossa, Andaraí no Rio de Janeiro, Guaratuba e Morretes, já receberam livros doados pela Freguesia do Livro.

Além de colaborar com bibliotecas comunitárias que já funcionam em vários regiões, a Freguesia trabalha também na montagem de pequenas bibliotecas e pontos de leitura em lugares inusitados como lojas de produtos orgânicos, salões de beleza, cafés, restaurantes, escolas de idiomas, projetos sociais, hospitais, instituições que atendem crianças em situação de risco e barracões de reciclagem, possibilitando assim que mais pessoas tenham a oportunidade de fazer empréstimo de livros,  e de tornar a leitura mais presente em suas vidas.

A Freguesia do Livro incentiva os conceitos de biblioteca e livro livres, onde o leitor se compromete a devolver o livro após a leitura ou a repassá-lo para um amigo, parente ou pessoa próxima, e assim o ciclo de leitura nunca se encerra. No momento, a Freguesia precisa de livros infantis. Na roda de leitura que se cria entre o doar e a formação de pontos de leitura, a Freguesia precisa arrecadar livros para crianças solicitados pelos vários locais que precisam deles. Participe dessa engrenagem. “Precisamos de livros infantis! Sacudam velhas prateleiras e ensinem o desapego aos seus pequenos. Outros pequenos podem ler livros que os seus já leram”, recado de Josiane Bibas, uma das coordenadoras da Freguesia.

Como colaborar com a Freguesia do Livro

  • Entre em contato através do e-mail: fregues@freguesiadolivro

A Freguesia do Livro disponibiliza uma lista de endereços com os pontos de coleta, onde você pode entregar os livros pessoalmente, é só clicar em “Como doar livros“.

Sobre o autor: Daniele Carneiro

Criadora e editora do blog Bibliotecas do Brasil. Fundadora da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa em Morretes/PR e da Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm em Curitiba.