Sou o autor do livro Primeiros Circuitos, que está sendo viabilizado no Catarse, e me foi cedido gentilmente um espaço aqui no Livros e Afins para contar um pouco da experiência.

Sobre o Livro Primeiros Circuitos

O Primeiros Circuitos é um livro todo ilustrado, voltado para jovens e adultos. Desconheço outros projetos de literatura brasileira neste formato, já que livros ilustrados quase sempre são infantis, ou se tornam HQs, sem texto corrido.

Está ganhando cores e formas nas mãos do ilustrador Filipe Pagliuso. Foi pensado desde o começo para telas, como tablets android e ipad, mas estou tentando fazer uma versão impressa também.

Conta a história de Fuz, um pequeno robô numa jornada em um mundo onde quase não restaram humanos para tentar descobrir por que foi criado.

concept-pagina-futura-2cor

O que é o Catarse

O Catarse é um sistema de crowdfunding – financiado pela multidão. Um autor coloca no site uma proposta de projeto, que pode ser livro, peça, produto ou outro. A partir daí convida as pessoas a financiar o projeto com qualquer quantia, e oferece em troca  brindes relacionados à obra.

No meu caso, o projeto de meu livro está no Catarse. Um apoio de 42 reais, por exemplo, dá direito a uma cópia do livro impresso e suas versões digitais.

O Catarse funciona no tudo ou nada. Ou seja, se a meta for atingida, eu consigo realizar o projeto e o livro se torna realidade. Se não, todos os apoiadores recebem seu dinheiro de volta.

Esse tipo de financiamento independente é mais uma forma de autores conseguirem lançar a obra direto ao seu público, e bancado por ele, sem a necessidade de grandes editoras. Mas tem suas desvantagens, como a dificuldade em atingir um valor suficiente para bancar a impressão de uma edição, assim como revisões e outros serviços ligados ao lançamento de um livro.

FUZ-terceira-paginateste1

Pequeno momento jabá

O Primeiros Circuitos é um livro que só se tornará real se muitos leitores colaborarem com uma pequena quantia. Por isso eu gostaria de pedir a sua ajuda: conheça o projeto no site, e se gostar colabore ou ajude na divulgação!

Sobre o autor: Rodrigo van Kampen

Redator, escritor e viciado em projetos de fim de semana que duram meses.