(Este post faz parte da blogagem coletiva Por que gosto de ler livros? e os demais participantes estão listados abaixo. Se você escreveu um post que responde a esta pergunta, não deixe de apontar para este post ou para o outro e de me avisar para que, dessa forma, eu possa listá-lo abaixo)

Por que gosto de ler livros?

Uma das muitas possíveis respostas a esta pergunta é porque eles me proporcionam a possibilidade de conhecer outras vozes e os mundos muito particulares por essas vozes expressados.

Conhecer o outro possibilita um melhor convívio com as pessoas. Dessa maneira, os livros são um caminho para o comportamento ético. Claro, existem muitos outros caminhos para isso. Os livros e toda a variedade de coisas que neles há são apenas um deles. Jamais subestime uma pessoa que não lê ou que não goste de ler, pois pode cometer um engano.

A melhor forma de conhecer as pessoas e os seus mundos é diretamente, através delas próprias, através do contato pessoal. No entanto, os livros nos dão a possibilidade de contatar gente de outras épocas e lugares, em uma diversidade que, ainda que fôssemos grandes viajantes, não atingiríamos.

O fato é que ler livros, para mim, é prazeroso. E, se o caminho para atingir um fim nobre é prazeroso, creio que restam poucos motivos para que se não o siga. Se você conhece outra maneira de atingir tal objetivo, recomendo que vá adiante. Estou certo de que estará fazendo a coisa certa e tornando o mundo em que vive ainda melhor.

Seguem os outros participantes que já enviaram seus links com suas respostas:

  1. Estado Crônico
  2. Faça, fuce, force
  3. Divagarim
  4. Mundo Pós-Ficcional
  5. Catablogando Saberes
  6. Prateleira de cima
  7. Belas ideias
  8. Aprendiz de escritor
  9. Paper Blog
  10. Demonic Toys
  11. No encalço do falcão maltês
  12. Compulsive
  13. Blog da Marli
  14. Eu Toda Prosa
  15. Escritos ideológicos
  16. O Espanador
  17. Limão em Limonada
  18. Lá no cafofo
  19. Menos um na estante
  20. Da Pimenta
  21. Bem-vindo à Iedalândia
  22. Autores Anônimos
  23. Momentum World
  24. Café com bolo
  25. Azo
  26. Clave de Lua
  27. Parem o mundo
  28. Café polêmico
  29. A garota e seus livros
  30. Pois bem
  31. A escrivaninha do psicótico
  32. Papel aleatório – http://papelaleatorio.blogspot.com/2011/02/por-que-eu-gosto-de-ler.html

Todas as blogagens coletivas:

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!