Para os dentistas: Dom Quixote fala sobre os dentes

Certamente os dentistas tem a sensação de ser um Dom Quixote frente aos moinhos invencíveis quando deparam com o estado da boca de alguns de seus clientes, apesar de todos os seus esforços profissionais.

Eis que, no capítulo XVIII do livro I de O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, depois de uma malfadada aventura do assim conhecido Cavaleiro da Triste Figura, em que ele perde alguns dentes após levar uma surra, encontramos o seguinte diálogo:

— (…) vê bem quantos queixais me faltam deste lado direito no queixo de cima; ali é que me dói.

Meteu Sancho os dedos, e, estando a apalpar, lhe disse:

— Quantos queixais costumava Vossa Mercê ter deste lado?

— Quatro — respondeu D. Quixote — afora a presa; todos inteiros e muito sãos.

— Olhe Vossa Mercê bem o que diz, senhor — respondeu Sancho.

— Digo quatro, se não eram cinco — respondeu D. Quixote — porque em toda a minha vida nunca me tiraram dente da boca, nem me caiu nenhum, nem me apodreceu.

— Pois nesta parte de baixo — tornou Sancho — não tem Vossa Mercê senão dois queixais e meio; e da parte de cima nem meio, nem nenhum; está tudo raso como a palma da mão.

— Desventurado de mim! — disse D. Quixote, ouvindo as tristes novas que o seu escudeiro lhe dava — antes quisera que me tivessem deitado abaixo um braço (uma vez que não fosse o da espada); porque te digo, Sancho, que boca sem queixais é como moinho sem mós; e muito mais se há-de estimar um dente, que um diamante. (…)

O negritado é, obviamente, meu.

Um amigo, muito mais sábio que eu, observou certa vez que o primeiro sinal de que uma pessoa se entregou – ou que possa estar mesmo morrendo – é o momento em que se percebe que ela está descuidando dos dentes.



Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!


Conheça nossa newsletter

Comente com:

Loading Facebook Comments ...