O LibriVox, cujo objetivo é gerar e armazenar livros de domínio público em áudio, já tem textos gravados em língua portuguesa. São contos de Machado de Assis, Lima Barreto e Arthur Azevedo. Algumas das partes do site já estão também traduzidas para o português.

Na página sobre o site, ve-se que a tarefa abraçada não é pequena: “Tornar disponíveis na Internet todos os livros no domínio público, gratuitamente, em formato de áudio.”

A maior parte das obras já gravadas, no entanto, ainda é em inglês. Para os familiarizados com esse tipo de serviço, também há a possibilidade de se fazer uso do Podcast do LibriVox.

Você também pode ajudar. Como em qualquer site colaborativo, eles aceitam voluntários. Já imaginou? Uma obra como Dom Quixote, imortalizada em sua voz?

Dica do Diego, da Casa do Galo.

Serviço

Compare preços de livros de Machado de Assis, Lima Barreto e Arthur Azevedo e livros sobre gravações, domínio público, voz e fonoaudiologia.

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!