Tudo começou como uma forma de avaliar os alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda na disciplina de Computação Gráfica, até que em 2005 os professores responsáveis pela disciplina, Renato Malcher e Ricardo Harada notaram o sucesso que a produção de vídeos e edição estavam fazendo e souberam de uma brincadeira que existia entre os alunos: “E o Osga vai para…”

Esse jogo de palavras com o nome de uma lagartixa típica da região norte com o da estatueta símbolo do prêmio da Academia de Filmes em Hollywood, acabou dando o pontapé inicial para que a coordenação dos cursos de Comunicação, alguns professores e os alunos fizessem tudo ficar mais sério, transformando a avaliação em uma exibição e premiação de curta-metragens produzidos por estes futuros publicitários: o Osga.

E de fato ninguém ia pensar que alunos do 3º semestre, que ainda estão começando a mexer com essas ferramentas, poderiam ter resultados tão incríveis. Mas foi o que aconteceu. Graduandos e professores de todos os cursos começaram a lotar os auditórios da Universidade para assistir à mostra, e este foi só o primeiro indicativo que aquele projeto podia ganhar um corpo maior e mais imponente.

Os alunos pediam mais. Queriam que tudo ficasse mais profissional e queriam ganhar mais espaço. Foi aí que no ano passado surgiu o convite: Vamos levar a Mostra para o Cinema Olympia? Toparam na hora e neste momento a mostra universitária de curtas se transformou em festival:  hoje o maior festival de audiovisual universitário do Norte do País, ultrapassando os muros da Universidade em que nasceu e se estendendo para outras instituições que têm cursos afins e o resultado é um show de profissionalismo e criatividade dos universitários.

Com direito à página no Facebook, entrevistas em veículos de comunicação diversos, outdoor pela cidade e até documentário, o Osga vai conquistando o seu espaço e  a lagartixa, que por tanto tempo tinha sido motivo de gritos pela casa e juras de morte, hoje é o bichinho mais querido por estes universitários. E no dia 26 de maio ele vai ser exibido em tela grande, como merecem as iniciativas como esta.

Confira alguns links: Vídeos do Osga / Fanpage do Festival / Site do Festival

Sobre o autor: Ana Carolina (oliviayale)

Jornalista com diploma. Autora da saga "A Irmandade das Olivias" e aprendiz de pesquisadora em Pós-Modernidade e Contos de Fada, cinéfila de carteirinha, apaixonada pela Disney e viciada em blogs.