Depois do sucesso de O garoto da camisa vermelha, que marcou a estreia da Coleção Lá do Beco, o livreiro do Alemão, como o autor é conhecido, lança pela Autêntica Editora o segundo livro da série, O Chefão lá do morro, mais um título que relata a realidade de muitas crianças brasileiras que vivem em comunidades carentes.

chefão lá do morro

Desta vez, ele conta a história do popular e famoso Chefão, que manda no morro. Tem fama de muito mau. Temido por todos, já chegou a ser capa de jornal, foi preso e está sempre rodeado por seus soldados e parentes. Também tem amigos fiéis. As crianças o adoram, mas suas mães não gostam que brinquem com ele. Às vezes o Chefão fica triste e só se alegra com um bom prato de carne moída. A grande surpresa do livro está na revelação final de que o Chefão é um cachorro vira-lata que adora se intrometer nos jogos de futebol da criançada, tomar banho de mangueira no quintal e correr atrás de pipa.

A narrativa mostra que “a realidade do mundo dos desprivilegiados deste país é muito mais complexa que a velha fórmula mocinho-bandido. Somos todos mocinhos e bandidos todo o tempo”, comenta o escritor Luiz Ruffato na apresentação da obra. “E este O Chefão vem nos alertar para isso. Que por trás de cada um de nós vive alguém cheio de esperanças por um mundo melhor, mais justo, mais livre.”

As belas ilustrações do mineiro Ângelo Abu dialogam com a narrativa verbal, enriquecendo-a com traços que misturam estilos e técnicas. Com rimas cheias de lirismo, O Chefão lá do morro leva o pequeno leitor a sonhar, apesar da brutalidade da realidade que mostra.

Sobre o autor

Otávio Júnior nasceu e mora na Zona Norte do Rio de Janeiro. Escreve desde 2007, quando iniciou seu trabalho de promoção de leitura no projeto Ler é 10 – Leia Favela. Criador de uma biblioteca comunitária, passou a ser conhecido como o Livreiro do Alemão. Ganhou prêmios no Brasil e no exterior, por onde viaja para dar palestras sobre sua experiência como incentivador da leitura. Já lançou O garoto da camisa vermelha, primeiro livro da coleção, também pela Autêntica.

Sobre o ilustrador – Ângelo Abu nasceu em Belo Horizonte e atualmente mora em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina. Cidade que, como o Morro do Alemão, traz suas marcas de guerra nos buracos das paredes. Guerra de um passado que, com muito custo, conseguiram deixar para trás. Começou a ilustrar em 1995 e já ilustrou, para a Autêntica Editora, Menino Parafuso, Tem livro que tem, Roubo na Rua das Paineiras e A voz de Sofia, além de O garoto da camisa vermelha.

Título: O Chefão lá do morro
Autor: Otávio Júnior
Ilustração: Ângelo Abu
Número de páginas: 24
Formato: 21 x 24 cm
Faixa etária: a partir dos 8 anos
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-8217-262-9
Coleção: Lá no Beco

Sobre o autor: Marcelo Wainer

Marcelo Wainer sabe bem a diferença entre comida requintada e comida requentada. Lê pouco, mas lê bem. É o primeiro leitor da newsletter do Alessandro Martins e recomenda que você assine. Assine aqui