minimalismo

Hoje estreamos o novo design minimalista do blog Livros e Afins, de autoria de Andersson Quegi. Depois de nos enrolarmos uns meses, envolvidos em procrastinação negócios sérios, decidimos entre o que dava e o que não dava certo e optamos pela simplicidade.

  • Não temos barras laterais (aparentes; se você clicar naquele ícone mais à esquerda no topo, ela aparece)
  • Temos um cabeçalho enorme na home
  • Um cabeçalho mínimo (queria que fosse ainda menor) nas páginas de posts
  • E sem nada de perfumaria, nada desnecessário: este é um blog que toma banho com sabão de coco

Outro critério para esse tema foi: se fosse difícil de fazer então não tinha mérito. Optamos pelo simples nas soluções no que diz respeito à design e programação. A ideia é que a página carregue rapidinho.

Depois de alguns anos blogando, percebi que a maior parte das coisas que colocamos a mais em um blog é só acessório e os leitores/visitantes acabam nem usando.

Isso acaba gerando poluição visual (a parte que o leitor vê) e sobrecarregando o servidor (a parte que o leitor não vê). E, por alguma razão inexplicável, o Livros e Afins é um site que por si só sobrecarrega o servidor. Decerto, é possuído.

Assim, depois de uns dois anos no formato “revista”, voltamos à raiz: ao formato blog mesmo. Nada como um post depois do outro.

Além disso, o tema diz respeito ao atual momento do editor (eu falando de mim na terceira pessoa… erde). Minha intenção, no médio prazo, é me dedicar apenas à minha newsletter: assine!

Possivelmente, também, antes que eu passe a escrever apenas na newsletter (abandonando inclusive o Facebook, o Twitter e outras mídias sociais), ainda eu faça a convergência de meus blogs todos e este aqui se transforme em um blog pessoal mesmo, voltando a ser o alessandromartins.com, endereço e nome com o qual ele começou (sem dispensar a presença dos colaboradores, embora eles estejam meio ausentes nos últimos meses, com exceção do André Simões).

Mudanças editoriais

Como as editoras, ao longo dos anos – quase uma década – provaram ser jaguaras mesmo, se recusando a anunciar e apenas propondo “parcerias” em que enviariam livros “para sortear entre os leitores” em troca de resenhas e anúncios, decidi que a partir de agora terei o comportamento contrário: publicarei os releases de lançamento indiscriminadamente, desde que tenham textos e imagens decentes e sejam de obras minimamente bacanas. Com noindex e nofollow, naturalmente.

Também passarei a aceitar crônicas de colaboradores, um formato autoral que não publicava aqui normalmente.

photo credit: Jeremy Brooks cc

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!