Negros Heróis: Histórias que não estão no gibi.

Dizem que para se ter uma vida completa nós devemos plantar uma árvore, ter filhos e escrever um livro. Pois Roniel Felipe já plantou uma árvore, deve ter algumas ‘cabeças’ de crianças espalhadas pelo mundo (mas ele nega) e escreveu o livro “Negros Heróis: histórias que não estão no gibi”.

Livro Negros Heróis: histórias que não estão no gibiO livro é uma obra de jornalismo literário que, por meio da história de dois personagens foras de série, narra a luta do negro brasileiro contra o racismo. Dividida em duas partes, a primeira conta a trajetória de Laudelina de Campos Mello. Mineira de Poços de Caldas que aprendeu o que é o preconceito racial muito cedo. Filha de escrava doméstica e com baixa escolaridade, ela se tornou empregada doméstica. Dotada de uma personalidade forte, obteve cargos administrativos em associações formadas por negros durante os anos 40. Ao notar que sua classe trabalhista vivia os resquícios da escravidão, passou a lutar pela sindicalização das empregadas domésticas. Foi voluntária do exército de Santos durante Segunda Guerra Mundial, além de infernizar a elite racista de Campinas, cidade do interior de SP, nas décadas de 50 e 60. Controversa e inteligente, tornou-se o grande ícone da luta da luta das empregadas domésticas por direitos trabalhistas.

Na segunda parte da obra são narrados momentos marcantes da vida do ativista Antônio Carlos Santos Silva, o TC. Nascido em Campinas e criado em um insalubre cortiço, TC deu seus primeiros passos no Bairro São Bernado. Ainda muito pequeno foi viver em Mumbuca, quilombo mineiro. Lá, aprendeu valores de respeito com os descendentes de escravos. Durante os anos de chumbo da ditadura militar, fez parte do Grupo Evolução, trupe de artistas operários negros que viajavam pelo Brasil difundindo ideias de democracia racial. Acusados de revolucionários, por muitas vezes sofreram com a repressão militar. Na década de 90 abandonou a música, sua grande paixão, para dedicar-se ao ativismo cultural. Foi um dos fundadores da Casa de Cultura Tainã e enfrentou uma intensa disputa política para que a única opção de lazer de uma região carente e sem perspectiva, não tivesse as portas fechadas. Em 2002, foi condecorado com o prêmio de honra ao mérito cultural pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Além de contar um pouco da história da luta contra o racismo na minha querida cidade de Campinas, a história desse livro se confunde com a história do autor. “Roni”, como é conhecido entre os amigos, também negro e morador destas mesmas regiões carentes e com poucas perspectivas que se espalham por essa cidade e por todo o Brasil, é um herói tanto quanto os narrados na obra. A luta diária para ter uma vida digna e honrada, para estudar, dar sua contribuição contra o racismo que ainda paira em nossa sociedade, faz com que esse livro seja uma conquista muito maior do que um simples maço de folhas bem escritas.

Acompanho seu trabalho desde 2005, desde o “fanzine” da faculdade de jornalismo da PUC-Campinas, “El Marronzito”, que acabou virando um blog e hoje é seu portfólio como fotógrafo. Seus textos sempre foram fantásticos e o livro vem coroar toda a contribuição cultural que Roniel já nos deu através de suas fotos e textos.

Algumas coisas interessantes sobre os personagens do livro:

-Dona Laudelina decidiu entrar pro exército após ler o chamado Livro Azul. Na verdade, se tratava de Mein Kampf (Minha Luta), obra do líder máximo do nazifacismo, Adolph Hitler. Ela entendeu que, caso o bigode chegasse ao Brasil, negros estariam acabados.

-Primeiro Banheiro Cultural da América Latina, esse foi o apelido dado pelos membros da Casa de Cultura Tainã. Na ocasião, sem um espaço para receber a população, foram enviados para o banheiro abandonado de um clube. A área era ocupada pro traficantes e viciados.

O livro ainda não tem previsão de venda nas livrarias, mas pode ser adquirido mandando um e-mail para contato@ronielfelipe.com.br ou pelos telefones (19) 9211-8576 e (11) 98769-7268.

Mais informações sobre o livro no  endereço www.ronielfelipe.com.br/livro.htm




Conheça nossa newsletter

Comente com:

Loading Facebook Comments ...