Este post faz parte da blogagem coletiva Meu Personagem Preferido de Livro. Abaixo, a lista de todos os participantes (vou atualizá-la durante os próximos dias à medida que que os participantes forem me enviando as URLs de seus posts). Abaixo da lista está a minha resposta.

  1. Momentum Saga
  2. Literaturagara
  3. Peculiarizar
  4. Café Polêmico
  5. Clave de Lua
  6. Mundo Pós-Ficcional
  7. Demonic Toys
  8. Iedalândia
  9. Blog da Marli
  10. Pulso e penso
  11. Autores Anônimos
  12. Divagarim
  13. Leituras e observações
  14. Belas Ideias
  15. O Espanador
  16. Café com Glorinha
  17. Parem o Mundo
  18. Limão em Limonada
  19. Catablogando Saberes
  20. No encalço do Falcão Maltês
  21. Compulsive
  22. A garota e seus livros
  23. Bibliophile
  24. Línguas e Livros
  25. Lá no Cafofo
  26. Meu nome não é Kerol
  27. Jorge Leberg

A exemplo de outros participantes, não acho justo nomear apenas um personagem preferido. Poderia ser Arturo Bandini, o Capitão Ahab, Atreyu, o Conde de Montecristo e tantos outros que não me ocorrem agora diante dessa multidão.

Mas, já que é para dizer apenas um nome, direi: Hamlet. Talvez ele não seja o mais carismático, mas para mim, ele é o personagem onde cabem todos os outros, sintetizando o que há de melhor desde o nascimento da literatura ocidental até o seu auge (auge que deve ter acontecido há uns 10 minutos; o resto é queda).

Embora ele seja um personagem teatral – e portanto, como obra, só se realiza fora dos livros -, garanto que a simples leitura do texto é uma experiência por si só mais interessante do que diversas montagens que você poderá ver por aí.

Todas as blogagens coletivas:

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!