Esta semana chegou nas livrarias de todo o país a biografia de Christian Lacroix, estilista conhecidíssimo e muito aplaudido no mundo da High Fashion; escrita pela britânica Camilla Morton, uma colunista de Moda que já escreveu outros livros, inclusive que se tornaram best-sellers.

A ideia de Camilla seria a de imergir no mundo fantasioso e super criativo do estilista, que começou a sua carreira ainda criança, desenhando esboços simples e fazendo colagens em um album de recortes, para isso a forma que a autora decidiu dar para as passagens da vida de Lacroix, foi misturá-las à história de Bela Adormecida fazendo uma espécie de Conto de Fadas contemporâneo. Segundo o blog Le Chodraui, mesmo que o estilista se identificasse mais com as histórias dos Três Ursos e Cachinhos dourados, Camilla conseguiu convencê-lo de que a visão de moda de Lacroix teria tudo a ver com a da mocinha que espetou o dedo na roca e caiu em sono eterno.

Usando imagens abstratas, colagens e misturando texturas, o resultado foi uma combinação de preciosidades capaz de mostrar um aspecto brilhante da imaginação fértil do estilista, para além das passarelas. Um livro com ilustrações ricas, feitas pelas mãos de um homem que já criou peças belíssimas que transformam mulheres em verdadeiras rainhas. Veja algumas imagens aqui.

Vale dizer que além deste livro, Camilla planeja fazer uma série chamada “Fashion Fairy Tale Memoir”. Em que cada livro vai ser o resultado da mescla de uma biografia com um Conto de Fadas. E claro, todos eles serão ilustrados pelos próprios fashionistas. O próximo livro, com previsão de ser lançado nos EUA e Reino Unido em outubro, será a união de Manolo Blahník (estilista que fez seu nome desenhando sapatos) com a história dos irmãos Grimm The Elves and the Shoemaker.

Imagem do próximo livro

Sobre o autor: Ana Carolina (oliviayale)

Jornalista com diploma. Autora da saga "A Irmandade das Olivias" e aprendiz de pesquisadora em Pós-Modernidade e Contos de Fada, cinéfila de carteirinha, apaixonada pela Disney e viciada em blogs.