2014-02-12 17.36.59

 

Essa é a Minibiblioteca do Sossego. Ela foi instalada no Parque Gomm em Curitiba, PR, no dia 08/02/2014 pelos criadores do blog Bibliotecas do Brasil, Daniele Carneiro e Juliano Rocha com a ajuda e parceria da iniciativa Salvemos o Bosque da Casa Gomm que concedeu o espaço e da Igreja do Livro Transformador que doou muitos livros do acervo inicial.
A Minibiblioteca do Sossego no Parque Gomm é comunitária e colaborativa, pois depende de doações e da circulação dos livros para que continue em pleno funcionamento. Ela está aberta ao público e o empréstimo de livros é livre (sem data de devolução, sem apresentação de documentos, sem burocracia) inspirada nos moldes da Biblioteca Livre Pote de Mel e da Primeira Minibiblioteca de Curitiba. Ela será bastante utilizada por visitantes do Parque Gomm e pelos funcionários do shopping que fica bem ao lado, além de turistas e pessoas que frequentam o espaço. No local tem um banco doado pela iniciativa Salvemos o Bosque da Casa Gomm, para que o leitor e o visitante possam aproveitar com mais conforto a sombra das araucárias e os momentos de leitura e tranquilidade. Quem quiser pode escolher um livro, estender uma canga ou uma manta na grama e se aconchegar. Já na primeira semana de funcionamento foi possível perceber uma grande circulação dos livros nas mãos dos leitores, e também doações colaborativas chegaram para a minibiblioteca. Uma segunda remessa de livros já foi levada pelo blog Bibliotecas do Brasil para os leitores.

2014-02-13 11.51.47

Juliano Rocha e Daniele Carneiro, autores do blog Bibliotecas do Brasil

Quem quiser colaborar com a Minibiblioteca do Sossego e doar livros de literatura em boas condições de uso para imediata circulação entre leitores, pode levá-los pessoalmente ao Parque Gomm. O livros do acervo inicial da Minibiblioteca do Sossego têm o carimbo da iniciativa Leia, Empreste ou Devolva do blog Bibliotecas do Brasil, que disponibiliza em seu site downloads gratuitos das artes para um cartaz com orientações de empréstimo, um carimbo e um pequeno tutorial de montagem de bibliotecas livres, que podem ser baixados e utilizados por qualquer pessoa. A utilização dessas artes é livre e totalmente gratuita. A Minibiblioteca do Sossego fica dentro do Parque Gomm, no final da Rua Bruno Filgueira nº 850, no bairro Batel em Curitiba. Você pode entrar livremente pelo lado dos fundos do shopping Pátio Batel, na calçada da Rua Hermes Fontes (vindo pela Rua Costa Carvalho).

Sobre o autor: Daniele Carneiro

Criadora e editora do blog Bibliotecas do Brasil. Fundadora da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa em Morretes/PR e da Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm em Curitiba.