O Wikisource é uma biblioteca livre com um acervo virtual de textos originais que estejam em domínio público. Há ali diversos livros em português e em outras línguas.

Há uma ferramenta muito interessante chamada Criar Livro. Ela também está disponível na Wikipedia, a enciclopédia colaborativa da qual, imagino, você já ouviu falar.

A partir do momento em que essa ferramente está ativada, enquanto navega, você pode acrescentar páginas de acordo com o seu critério. Essas páginas podem gerar um arquivo PDF ou, se preferir ter o material em mãos, você pode comprá-lo através do Pediapress.

Os livros são tipografados e impressos sob encomenda com base na sua seleção pessoal. A partir de R$ 19.39 você obtém o seu livro personalizado e apóia a Fundação Wikimedia.Vocë seleciona o conteúdo do seu wiki favorito e a PediaPress cuida da tipografia, impressão e remessa.

Já existe todo um catálogo de livros compartilhados, mas não encontrei nenhum em português.

Os livros:

  • tem encadernação nas dimensões 8,5″ x 5,5″ com capa colorida e conteúdo em preto e & branco
  • a partir de R$ 19.39 (100 páginas)
  • são impressos e enviados para o mundo inteiro dentro de 2–3 dias úteis
  • e podem ser pagos com cartão de crédito (Visa ou MasterCard) ou PayPal

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!