icones_aplicativo

Quem quer estar sempre por dentro da programação cultural da cidade tem agora uma nova ferramenta: o Guia Curitiba Apresenta, publicação mensal da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), ganhou um aplicativo (app) para smartphones.

O app está disponível para o iOS (que roda em iPhones) e para celulares com Android. Para baixá-lo, basta acessar a App Store ou o Google Play através de um smartphone e buscar por “Guia Curitiba Apresenta”.

“A popularização dos smartphones e das redes de internet móveis criou uma nova maneira de nos relacionarmos com as informações, permitindo que, em alguns toques na tela do telefone, consigamos os horários e locais dos eventos mais próximos. Com o novo app, um número maior de pessoas poderá acessar a programação cultural de Curitiba de forma rápida e barata”, diz o diretor de Comunicação da FCC, Diogo Dreyer. Ele avalia que o novo app – que une informações de centenas de espaços culturais na cidade e de milhares de eventos mensalmente – beneficia toda a cadeia cultural na cidade.

O app é georeferenciado, ou seja, através do GPS do smartphone, informa ao usuário a localização exata dos espaços culturais e horários dos eventos mais próximos no momento da consulta. O programa permite que a pessoa filtre o que está procurando por gênero cultural (cinema, música, teatro, dança, etc), por espaço cultural e por data. Permite também que o usuário agende os eventos que tenha interesse, ligue para o espaço e até faça a avaliação de toda a programação.

“O Guia Curitiba Apresenta é a principal publicação para consulta da programação cultural da cidade. O app vai possibilitar que mais gente tenha acesso a essa programação, de forma mais eficiente e
democrática, possibilitando até uma melhor ocupação dos espaços culturais de Curitiba”, o presidente da FCC, Marcos Cordiolli.

Segundo o diretor de Comunicação da FCC, o app também facilita a divulgação e a localização dos usuários durante os grandes eventos da Prefeitura, como a Corrente Cultural, a Oficina de Música e o Carnaval, sem a necessidade de novos investimentos em apps especialmente desenvolvidos para estes projetos.

Divulgação gratuita

Juntamente com o app, a FCC está lançando o site www.curitibaapresenta.com.br , em parceria com a KommDesign e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). Através da ferramenta, produtores culturais, artistas ou donos de espaço poderão cadastrar seus eventos ou locais de apresentação. Para isso, basta acessar o site, clicar em “cadastre seu evento” e seguir as instruções.

Após homologada pela equipe do Guia Curitiba Apresenta, a informação estará disponível imediatamente no app e será utilizada posteriormente na versão impressa. “Desta forma, oportunizamos que mais gente divulgue seus eventos de forma gratuita e eficiente, abrindo a possibilidade que um público maior descubra e desfrute da rica programação cultural da cidade”, diz Cordiolli.

Sobre o autor: Marcelo Wainer

Marcelo Wainer sabe bem a diferença entre comida requintada e comida requentada. Lê pouco, mas lê bem. É o primeiro leitor da newsletter do Alessandro Martins e recomenda que você assine. Assine aqui