A maior parte dos cursos ofertados pelas universidades online  são “limitados” a cursos livres e especializações de, no máximo, seis meses; mas que os participantes tem a oportunidade de serem submetidos a uma avaliação que, se bem sucedida, vale um certificado. Outra coisa bem interessante destes cursos, é que a maioria são gratuítos, se não, tem um custo bem reduzido em relação ao que se pagaria para fazê-los presencialmente.

Em uma matéria recente da revista Época, o assunto ganhou ênfase, também por mostrar casos em que a utilização destes cursos online foram bem sucedidos entre Brasileiros: “O economista Daniel Avizu, de 32 anos, encontrou a resposta para muitas de suas dúvidas em tecnologia no site da Khan Academy, um portal de ensino à distância especializado em ciências exatas. ‘O último curso que fiz foi de reconhecimento da linguagem natural, um segmento da área de inteligência artificial que eu precisava dominar para o meu trabalho’, afirma.”

Mesmo que o curso seja à distância, é importante ressaltar que o nome da universidade de excelência continua valendo da mesma forma, o que enriquece bastante o currículo. Também vale dizer que a qualidade do curso tende a ser a mesma,  pois os conteúdos apresentados para utilização das aulas remotas são os mesmos utilizados em aulas presenciais ministradas na Universidade.

Com o investimento ‘pesado’ destas grandes universidades, a expectativa é que cada vez mais pessoas tenham a possibilidade de ter um certificado reconhecido mundialmente. Lembrando, é claro, que como qualquer tipo de estudo e de aprendizado é necessário que se tenha disciplina e organização, sem estes elementos o curso pode acabar sendo uma péssima saída. O conselho da revista Época é que “Na dúvida, é aconselhável tentar primeiro um curso de poucas semanas, de preferência gratuito.”.

Na matéria completa da Época  você pode conferir algumas universidades com ensino à distância e também sites que colocam diversos conteúdos (leia-se vídeos, slides, tutoriais e afins) de universidades do mundo todo disponíveis para download.

Sobre o autor: Ana Carolina (oliviayale)

Jornalista com diploma. Autora da saga "A Irmandade das Olivias" e aprendiz de pesquisadora em Pós-Modernidade e Contos de Fada, cinéfila de carteirinha, apaixonada pela Disney e viciada em blogs.