A principal dispersão dos blogueiros iniciantes, que tenho observado em meus cursos de introdução aos blogs é a excessiva preocupação com a aparência e com os badulaques que se vai colocar na barra lateral, no rodapé, no cabeça-lho, aqui e ali.

Blog é basicamente conteúdo e a maneira como esse conteúdo dialoga com os leitores.

O que os leitores querem

Acredite: dificilmente alguém virá até o seu blog para ver a barra lateral. Dificilmente, após encontrar o que procura na coluna de conteúdo, o sujeito dará uma olhada no que está à esquerda ou à direita.

Alguns dos melhores blogs que conheço sequer têm barra lateral. Os rodapés são mínimos. Cabeçalho e rodapé discretíssimos, com o essencial.

Depois de se debater com widigets, html, layouts e tudo o mais – muitas vezes sem o resultado desejado – o blogueiro iniciante está tão farto daquilo que não lhe restam forças para gerar conteúdo: que é o mais importante. Resultado: desistência ou ausência de resultados.

O que é mais importante

Minha principal preocupação ao ensinar sobre blogs, no início, é sempre como gerar conteúdo e mostrar a importância disso.

Por isso, minha tendência é apresentar o Tumblr como primeira ferramenta. Embora ele seja mais usado para compartilhar fotografias, ele aceita textos, links, vídeos e tudo o mais, como qualquer outro blog. Os layouts são simples e todos tão bons como qualquer outro e sem dispersão excessiva.

Concentre-se

Minha dica é: se você está iniciando seu blog, foque no conteúdo e, em pouco tempo, dois ou três meses terá mais experiência para saber o que é essencial ou não para seu novo site.

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!