Uma boa parte do que ocorre em campo, durante um jogo de futebol, pode ser previsível. É no extraordinário que o publicitário Eduardo Menezes aposta: algumas das histórias mais interessantes e bizarras e dos fatos mais curiosos que esse esporte é capaz de produzir acontecem bem longe dos estádios.

Por fora da Copa: um guia sobre o que realmente importa no Mundial, inclusive futebol é o segundo guia para Mundiais do autor, que usa o torneio como desculpa para contar bons causos. Com descompromisso e bom-humor, este guia prova que talvez o futebol não explique o mundo. Mas que ele dá uma boa pista, disso não há dúvida.

por fora da copa livro

O livro é dividido em oito partes, uma para cada grupo da Copa do Mundo. Além de um ensaio sobre cada uma das nações que participam do Mundial, cada capítulo traz motivos para torcer e para secar o time em questão.

Por fora da Copa, Eduardo Menezes, será lançado pela Dublinense no dia 29 de maio de 2014 (quinta-feira), a partir das 19h, na Livraria da Vila dos Jardins (Alameda Lorena, 1731), em São Paulo.

“O objetivo deste guia não é convencer minha mãe, ou qualquer pessoa, de que a Copa do Mundo é um evento imperdível. Ao contrário, os 32 capítulos abordam assuntos que pouco têm a ver com o futebol que cada país vai apresentar dentro de campo. Busquei encontrar boas histórias, polêmicas e lendas que aproveitem o gancho do futebol para explicar um pouco do mundo em que vivemos. E espero que seja interessante tanto para os fanáticos quanto para os menos interessados”, explica Menezes.

Estas boas histórias são, muitas vezes, estopins de guerras, catalisadores de tratados de paz, o que faltava para a união de um povo ou para a separação de um país, retratos da cultura de um grupo ou até mesmo a desculpa perfeita para os mais impensáveis absurdos.

Eduardo Menezes nasceu em 1981, e a primeira Copa do Mundo que acompanhou com clareza foi a da Itália, em 1990. Apesar do começo traumatizante que foi ver o time de Sebastião Lazaroni jogar, desenvolveu já naquela época o gosto pelo esporte e pela cultura que o cerca. Além dos livros, Menezes já teve textos publicados por jornais e revistas brasileiras, como a Superinteressante e a Mundo Estranho, e foi notícia com seus projetos pessoais em praticamente todos os grandes veículos de mídia do Brasil. É um dos criadores do site www.naovaisair.com.br

Sobre o autor: Marcelo Wainer

Marcelo Wainer sabe bem a diferença entre comida requintada e comida requentada. Lê pouco, mas lê bem. É o primeiro leitor da newsletter do Alessandro Martins e recomenda que você assine. Assine aqui