fluf

Nos dias 25 e 26 de abril a Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia, na Vila Verde, vai sediar a estreia da Festa Literária das Periferias – FLUPP Brasil. O evento reunirá em Curitiba autores brasileiros e estrangeiros para debater quatro grandes pensadores que refletiram sobre país – Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda, Mário de Andrade e Darcy Ribeiro. A participação é gratuita com inscrição (até a véspera do evento) pelo site www.flupp.net.br.

O evento substitui FLUPP Pensa, realizado em comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, nos anos de 2012 e 2013, pelo grupo formado por Ecio Salles, Heloisa Buarque de Hollanda, Julio Ludemir e Luiz Eduardo Soares. Neste ano, em função da realização da Copa do Mundo no Brasil, os organizadores optaram por ampliar o festival, promovendo edições em quatro das 12 cidades sedes do mundial.

Em Curitiba, o apoio para o festival literário é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural de Curitiba. Além Curitiba – escolhida para sediar a abertura da edição de 2014, a FLUPP Brasil acontecerá em Salvador, São Paulo e no Rio de Janeiro, onde a programação será fechada, nos dias 6 e 7 de junho, no Complexo do Alemão.

“Receber a 1.ª edição da FLUPP Brasil em uma das escolas da rede municipal de ensino é uma honra”, diz a Secretária Municipal da Educação, Roberlayne Borges Robalo. O festival literário vem ao encontro do que a administração municipal pensa ser o espaço do conhecer, aprender, reaprender, questionar e ensinar em Curitiba.

“A partir do teatro da escola, acostumado a receber parcerias locais, a FLUPP vai incentivar diferentes comunidades a dialogar a partir de importantes pensadores brasileiros”, diz Roberlayne.

Nos encontros literários que acontecerão no anfiteatro Peça por Peça, construído em parceria com a empresa Robert Bosch no terreno da escola, escritores locais vão debater com quatro autores de países com seleções classificadas para a Copa do Mundo.

O bate-papo envolverá Cristovão Tezza, José Castello, Luci Collin e Rogério Pereira que discutirão com o iraniano Mohsen Emadi, o sul-coreano Kim Young-há, o mexicano Juan Pablo Villalobos e o argelino Abdelkader Djemaï.

“Elegemos quatro pensadores brasileiros, fundamentais para a estruturação do nosso país, que terão suas obras discutidas com total abertura crítica”, diz Julio Ludemir, um dos idealizadores da FLUPP Brasil.

Livro

Assim como o evento carioca, que lançou quatro livros e 84 novos autores selecionados a partir de oficinas promovidas em comunidades, o evento em Curitiba também reunirá material para uma publicação. Após o encerramento dos eventos nas quatro cidades, os participantes da FLUPP Brasil enviarão textos, poemas e narrativas curtas, que serão analisados por curadores e selecionados para o livro da FLUPP Brasil, com lançamento previsto para agosto deste ano.

Ao todo, serão escolhidos dez textos escritos por dez autores de cada uma das cidades sede, em um total de 40.

A FLUPP Brasil é apresentada pelo BNDES e realizada pela Associação Cultural de Estudos Contemporâneos (ACEC). Em Curitiba, recebe o apoio da Secretaria Municipal de Educação, do ICORN (International Cities of Refuge Network), da Biblioteca Pública do Paraná, do Jornal Rascunho, da Maison de France e do Rause Café.

Depois de Curitiba, a FLUPP migra para a comunidade de Alagados, em Salvador, nos 9 e 10 de maio, e para Cidade Tiradentes, na periferia da capital paulista, nos dias 23 e 24 do mesmo mês. O encerramento do evento acontece no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de junho

Programação:

Dia 25 de abril

8h30 à 10h – Mesa: Cristovão Tezza e Mohsen Emadi (Irã)
10h30 às 11h30 – Palestra: Yolanda Linda Lobo fala sobre Darcy Ribeiro
14h às 15h – Palestra: Marcos Alvito fala sobre Gilberto Freyre
15h30 às 17h – Mesa: José Castello e Kim Young-há (Coréia do Sul)

Dia 26 de abril

9h às 10h30 – Mesa: Luci Collin e Juan Pablo Villalobos (México)
11h às 12h – Palestra: Eduardo Jardim fala sobre Mario de Andrade
14h às 15h – Palestra: Bernardo Buarque de Holanda fala sobre Sérgio Buarque de Holanda
15h30 às 17h – Mesa: Rogério Pereira e Abdelkader Djemai (Argélia)

FLUPP Brasil em Curitiba

Local: Teatro Peça por Peça, junto à Escola Municipal América da Costa Sabóia – Vila Verde (Rua Emílio Romani, 316 – Cidade Industrial)
Datas: Dias 25 e 26 de abril
Inscrições: pelo site www.flupp.net.br até a véspera do evento
Entrada franca

Sobre o autor: Marcelo Wainer

Marcelo Wainer sabe bem a diferença entre comida requintada e comida requentada. Lê pouco, mas lê bem. É o primeiro leitor da newsletter do Alessandro Martins e recomenda que você assine. Assine aqui