Gibicon 2 - David Lloyd Gibicon 2 - Kim Jung Gi 2

Gibicon acontece de 4 a 7 de setembro e terá entre os convidados David Lloyd e Kim Jung Gi. Toda a programação é gratuita

A Gibicon 2, Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba – abre oficialmente no dia 4 de setembro, às 20h, no MuMa – Portão Cultural, com 13 exposições e a entrega do 1º Prêmio Claudio Seto de Quadrinhos, para o cartunista Solda, que também dá nome a uma das exposições. A Jump Jazz fará nesta noite um pocket show somente para convidados.

Esta edição da Gibicon terá 33 mesas / debates, 16 palestras, 37 oficinas e a exposição ‘Entre 4 Linhas’, aberta em junho, no Centro Cultural Sesi – Casa Heitor Stockler de França.

A programação tem ainda avaliação de portfólios, Arena dos Artistas (que mostra o passo a passo das várias etapas de criação dos quadrinhos), Cena HQ (montagem ‘teatral’ de dois quadrinhos, ‘Revolta’, de Andre Caliman, e ‘Turma da Mônica – Laços’), Duelo HQ (cada quadrinista terá 10 minutos para desenvolver o tema votado pelo público), HQGol, o campeonato de futebol entre os quadrinistas (incluindo mulheres), sessões de autógrafos (necessário retirar senha uma hora antes), Feira de Quadrinhos, pockets shows e cosplay.

Todas as atividades são gratuitas. Apenas para as oficinas a inscrição vale um gibi em bom estado ou novo.

Exposições – As obras ocupam três salas do MuMa e poderão ser vistas até o dia 28 de setembro. Além da exposição em homenagem a obra de Solda, poderão ser vistos os trabalhos do inglês David Lloyd (V de Vingança), do coreano Kim Jung Gi, 13 telas de Renato Guedes, o universo sombrio de Salvador Sanz, a nova roupagem para os clássicos de Maurício de Souza, o acervo da Gibiteca, Cidade Sorriso dos Mortos Vivos, Breve História do Mangá no Brasil, Revolta (de André Caliman), Comics, ‘O Gralha’ e ‘O que aconteceu com a seleção brasileira’.

Estes artistas também participarão de oficinas, palestras e debates nos quatro dias do evento.

Kim e Lloyd – quadrinista e ilustrador, o sul coreano Kim Jung Gi virá pela primeira vez ao Brasil, e vem como convidado da Gibicon. O trabalho dele é considerado excepcional e é resultado da memória fotográfica que tem. Ele visualiza o desenho antes de fazer as marcas.

Na Gibicon, ele fará performance nos dias 5, 6 e 7. O público poderá vê-lo trabalhar ao vivo no grande painel montado em uma das salas de exposições. Antes, ele fará um tour pela cidade, para reconhecer a paisagem e sobre estas imagens ele criará a obra.

Outro artista que está sendo muito esperado é o inglês David Lloyd, autor do cultuado V de Vingança. Nas manifestações que aconteceram no Brasil no ano passado, a máscara criada por ele para o personagem Guy Fawkes se tornou símbolo das manifestações.

Entre os estrangeiros estão também os argentinos Salvador Sanz e Eduardo Risso, e o francês Jean David Morvan.
Prêmio – nesta edição da Gibicon será instituído o Prêmio Claudio Seto de Quadrinhos. “O Prêmio é mais um passo na estruturação do evento e sempre será uma dupla homenagem. Ao Claudio Seto, que continua como um dos maiores artistas brasileiros, e ao nosso homenageado do ano, desta vez o grande Solda”, diz o coordenador da Gibicon, Fabrízio Andriani.
Outro feito para a Gibicon é ter a participação de artistas importantes no cenário nacional e internacional. “Tanto Lloyd como Kim aceitaram imediatamente o convite para participar da Gibicom. Isto foi uma honra e o reconhecimento pela seriedade com que fazemos o evento”, afirmou Andriani.

Programação – A Gibicon pensou também nas crianças. Para elas haverá a Gibikids, contação de histórias, espetáculo e recreação infantil.

Os quadrinhos nesta edição se unem ao grafite. Um grupo de grafiteiros de Curitiba irá grafitar os muros laterais e a escadaria externa do MuMa durante os dias do evento.

Haverá Mostra de Filmes com as exibições de Amadores do Futebol, Dossiê Rebordosa, Morgue Story – Sangue Baiacu e Quadrinhos, e Tesouros do Pato Donald, que está completando 80 anos.

No parque atrás do Portão Cultural estará montada a feira Gastronômica Gibicon e dentro do espaço o Comics Café.
A Gibicon 2 é uma realização Znort, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba. Pareria com Sesi, Grupo Educacional Opet e Secretaria Municipal de Educação. Colaboração Devir Livraria, Comix Book Shop, Consulado Geral do Japão. Itiban Comics Shop. Apoio cultural Aces Weekly, Panini, JBC, DogZilla, Club Comic, Quadrinhofolia, Vigor Mortis, Jokers, Núcleo, Pre.Press, Proxinoscopio, Comics Café, Quintal do Monge. Apoio Rochelle Corporate Hotel, CurtaCuritiba, Instituto Municipal Curitiba Turismo, Curitiba Convention Bureau, Serra Verde Express, Econtexto.com, Tecnicópias, Caderno Listrado, Celin UFPR, Tributo Santo, Inepar, Tuicial, A Indústria Digital, Sanepar, Octopus, Efenove. Apoio gastronômico Jacobina, Schwarzwald, Bistrô Passeio, Missê Mariá, Picanha Brava, Coffee Shop Brooklyn, Cantina do Délio. Promoção Gazeta do Povo, Mundo Livre FM e RPCTV.

A programação atualizada e detalhada (horários, datas, ensalamento e palestras) está em www.gibicon.com.br

Serviço

Gibicon 2 / Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba
De 4 a 7 de setembro
Entrada gratuita
www.gibicon.com.br

MuMa – Portão Cultural
Av. República Argentina, 3430
Em frente ao terminal do Portão
(41) 3329-2801

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!