Se você é do tipo “faça-você-mesmo”, vai gostar de fazer o download deste livro:

A publicação, que você pode baixar de graça, ensina como consertar pequenos problemas em livros. Bastante útil se algum volume pelo qual você seja mais apegado esteja mostrando os primeiros desgastes do uso excessivo.

Este, e outros livros sobre a conservação de bibliotecas, você pode encontrar na página do CPBA (Conservação Preventiva de Bibliotecas e Acervos). Ele faz parte de

uma seleção de 52 títulos sobre a conservação preventiva de livros e documentos, de filmes, fotografias e meios magnéticos. Estes textos tratam do planejamento e do gerenciamento de programas institucionais, do controle das condições ambientais, da prevenção contra riscos e do salvamento de coleções, em situações de emergência, da armazenagem, conservação e reformatação, envolvendo os recursos da reprodução eletrônica, da microfilmagem e da digitalização.

Muito útil para quem quer se aprofundar no livro como objeto a ser conservado.

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!