Disponibilizo aqui, para download (link no final do texto), a apostila do curso “Comunicação Clara e Eficaz em Língua Portuguesa”, que está sendo ministrado na Escola Dona Lindu, em Diadema, como resultado de uma parceria entre essa instituição e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Como elaborei esse texto por encomenda da Pró-Reitoria de Extensão do IFSP (uma escola pública federal), acho justo torná-lo amplamente disponível para consulta.

O curso é composto de 20 aulas. Elaborei-as com o objetivo expresso de “aprimorar a clareza e a eficácia de comunicação dos alunos”, buscando incutir neles a noção de que “o domínio da organização normativa da língua portuguesa não é um fim em si mesmo, mas antes um meio para aprendizagem, aprimoramento de repertório e ganho de eficácia expressiva e comunicativa”. O leitor da apostila encontrará misturados assuntos tradicionalmente ligados a aulas de gramática, aulas de literatura, aulas de redação e aulas de interpretação de textos. Essa combinação é intencional, pois o autor acredita que a divisão do ensino de língua portuguesa em matérias estanques é didaticamente perniciosa.

download grátis de apostila de língua portuguesa

No curso, tenta-se abordar assuntos muito amplos em espaço limitado. Foram feitos esforços de síntese e revisão, mas imprecisões e inadequações poderão se revelar ao leitor atento. O compartilhamento público do curso também tem o objetivo de colher sugestões para que o texto possa ser aprimorado em novas versões.

Quem quiser usar aulas da apostila para fins didáticos está livre para fazê-lo – peço apenas a gentileza de que me avisem, se isso acontecer.

O principal referencial teórico para a elaboração do curso foi Othon M. Garcia, por meio de seu “Comunicação em Prosa Moderna”, leitura altamente recomendável a todos os que se interessam pelo assunto. As demais referências estão listadas em ordem alfabética, ao final da apostila.

DownloadComunicação Clara e Eficaz em Língua Portuguesa – final

photo credit: Dia™ cc

Sobre o autor: André Simões

André Simões, 29, jornalista, cronista, mestre em Estudos Literários pela UEL e "cliente VIP número 1 do Santoíche", conforme atestado em condecoração solene promovida pelo proprietário da lanchonete. Em 2010, publiquei meu primeiro livro de crônicas, "A Arte de Tomar um Café" (AtritoArt Editorial/Promic). Interessados em adquirir esta pérola da literatura brasileira podem entrar em contato pelo e-mail adfsimoes@gmail.com. Esquema Radiohead de transação comercial: pague o quanto quiser mais as despesas de postagem.