Uma das coisas que muito me agrada na comunidade de blogueiros que usa o WordPress como sistema de publicação é o interesse e a ajuda mútuos que tenho presenciado – e recebido – nos últimos meses.

Por conta disso, saio mais uma vez do assunto deste blog para então compartilhar com essa comunidade minha experiência positiva com o plugin Landing Sites, em especial a sua aplicabilidade ao sistema de afiliados do Buscapé.

Não entrarei no mérito dos últimos acontecimentos que envolveram o Buscapé e afiliados recentemente.

Partirei do pressuposto de que você sabe o que é o WordPress, o funcionamento básico de um plugin, particularmente o Landing Sites, e o sistema de afiliados do Buscapé.

Se você não sabe nada sobre isso, não se preocupe: pode pular este artigo sem medo. Você não estará perdendo nada. Garanto que amanhã voltarei a escrever sobre os assuntos habituais. Desculpe-me pela inconveniência.

A vantagem do Landing Sites é oferecer ao visitante que chega através de um site de buscas uma experiência diferenciada, voltada especificamente para o assunto que o trouxe até seu blog. Além de mostrar o artigo apontado pela busca, o Landing Sites sugere outros textos.

Por outro lado, nesse “post sugestão”, você pode posicionar anúncios específicos para esse visitante ou qualquer outro elemento que você prefira. Inclusive o seu link personalizado do Buscapé.

Não sou programador, logo preferi não usar os códigos php ou linguagem técnica. Como eu disse, quem conhecer o plugin e o básico de programação vai saber do que eu estou falando. Desculpem-me se eu escrever besteira, mas na prática o que fiz foi basicamente o seguinte:

  1. Com o Landing Sites instalado, posicione o seu link personalizado do Buscapé em algum ponto do “post” por ele gerado. O meu usa a seguinte mensagem “Compare preços de livros sobre xyz”
  2. No lugar de xyz, você vai utilizar o código php do Landing Sites que faz o output das palavras usadas na busca de seu visitante. Se ele buscava iPod, isso fará com que – no meu caso – apareça a mensagem “Compare preços de livros sobre iPod”.
  3. O link que eu uso é algo como http://compare.buscape.com.br/
    procura?id=3482&raiz=3482&ens=0&kw=xyz&lkout=1&
    site_origem=1145522. Mais uma vez, substitua o xyz pelo código PHP responsável pela geração das palavras usadas na busca. Claro, use o seu número de afiliado. Use também o seu próprio link. O meu direciona para a seção de livros do Buscapé. Prefiro assim, pois o meu site é sobre livros.

Pronto. A cada vez que um visitante entrar em seu site, além de encontrar o artigo que procura, terá a liberdade de pesquisar preços de produtos com as exatas palavras que ele usou para encontrar seu blog.

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!