Se você quiser saber mais detalhes sobre esse tipo de recuperação, recomendo a leitura do Caderno Técnico: Administração de Emergências, em que os procedimentos sobre a secagem de livros é relatada mais detalhadamente.

A secagem ao ar é o método mais comum e mais acessível. Ela é indicada para documentos e livros úmidos ou moderadamente molhados.

É barato, mas trabalhoso e não garante ausência de distorções nas capas e nos miolos dos livros. Não é nada recomendável para para papel cuchê.

De qualquer forma, lembre-se: depois de molhado, um livro – mesmo que secado cuidadosamente – jamais será o mesmo.

  1. Escolha um ambiente limpo e seco. A temperatura deve estar abaixo de 21 graus e a umidade abaixo dos 50%. Isso evitará o mofo.
  2. Mantenha o ar circulando no ambiente com ventiladores.
  3. Se o ambiente escolhido for ao ar livre, lembre que exposição a luz solar vai fazer a tinta desbotar e acelerar o envelhecimento do papel.
  4. Intercale papel toalha ou papel jornal em branco entre pequenos grupos de páginas do livro. Não use muitas folhas ou você distorcerá o livro.
  5. Coloque um mata-borrão limpo entre as duas capas e o miolo.
  6. Feche o livro e coloque-o sobre diversas folhas de papel absorvente.
  7. Mude as folhas de papel toalha com alguma freqüência, colocando-as em nova posição.
  8. Sempre que mudar as folhas, vire o livro.
  9. Quando estiver seco, mas ainda frio ao toque, feche o livro sobre uma superfície horizontal pressionado por um peso leve.
  10. Não empilhe livros que estão secando uns sobre os outros.
  11. O livro que está secando não deve voltar para a prateleira antes de completamente seco. Ele pode mofar.
  12. Nas margens internas a umidade deve persistir. Durante algum tempo, verifique se não há desenvolvimento de mofo nessas regiões.
  13. Se apenas as bordas estiverem molhadas, o livro pode ficar em pé sobre um de seu lados recebendo um suave fluxo de ar, de um ventilador, por exemplo. Para evitar a distorção das bordas, coloque os volumes sobre uma superfície plana sob leve pressão – tijolos forrados com papel, por exemplo – um pouco antes de completar a secagem.
  14. Não seque livros em papel cuchê por esse método. A única maneira de salvar esses livros é congelá-los quando ainda molhados e secá-los pelo método da secagem por congelamento a vácuo.

Mais à frente, falarei de outros métodos de secagem de livros.

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!