No Brasil, isso ainda é difícil. Mas espero que não demore para haver por aqui recursos como o Lulu e o Blurb – este último indicado pelo Paulo.

Em ambos você edita seu livro, armazena e vende de acordo com a demanda. Um exemplar só é impresso se alguém o compra. O Blurb oferece inclusive um software gratuito de edição. Ambos já trabalham com distribuição para diversos países, mas ainda não para o Brasil.

No Brasil o que mais se aproxima dessa idéia é o Fotosite. Como o nome indica, o serviço é principalmente voltado à fotografia. Como é explicado por ali, se você quiser pode imprimir apenas um exemplar a um custo relativamente baixo.

  • Conheça também o Clube de Autores, que funciona nos moldes do Lulu e do Blurb

Serviços como esses evitam impressões inúteis, que ficam encalhadas em alguma garagem por problemas de distribuição – muito comum com edições do autor, pagas do próprio bolso -, e evitam também o uso das pouco inteligentes Leis de Incentivo a Cultura, muito úteis porém a quem não precisa delas como medalhões da MPB e duplas sertanejas.

Principalmente, evitam que o escritor – e não vamos discutir sua qualidade – coloque a mão no bolso em vão.

Portal Impressão Digital

No Brasil, outra iniciativa – ainda que bastante distante do Lulu e do Blurb em seu conceito, mas já nessa direção – é o Portal Impressão Digital, talvez um primeiro passo para uma impressão em demanda mais individualizada.

No entanto, ele ainda tem uma cara um tanto quanto empresarial. E talvez seja essa a intenção mesmo. Ainda assim, é possível encontrar bastante, bastante mesmo, informação útil para você que quer se aprofundar nas questões mais técnicas do livro.

Se você quer imprimir o seu livro, no Portal Impressão Digital também há essa opção, mas aparentemente é preciso entrar em contato primeiro, negociar preços, quantidades e etc. Coisa que no Lulu e no Blurb, por suas naturezas, é totalmente desnecessário.

Saiba mais

Você pode saber um pouco mais sobre tudo isso lendo esta matéria de Bia Granja, publicada em 2005.

As informações sobre o Portal Impressão Digital foram enviadas pelo site Amigos do Livro, a primeira entidade a entrar em contato com este blog para divulgar atividades a ela ligadas. Meu agradecimento a João Scortecci por ter respondido prontamente à divulgação que fiz de meu site.

Serviço

Compare preços de livros sobre edição, publicação, impressão, tipografia e demanda.

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!