Perguntei aos leitores como seria a biblioteca ou o sistema de bibliotecas de suas cidades.

De Brasília (capital do Brasil, caso algum político leitor deste blog não lembre) recebemos dois depoimentos até o momento.

Sobre eles, gostaria de ouvir o que dizem os responsáveis pelas bibliotecas da cidade e também outros leitores que possam confirmar ou contradizer tais declarações.

A leitora Elizabete, do blog Prosa a Dois, diz:

Bom, aqui em Brasília o problema é ter acesso às bibliotecas, já que as melhores ficam apenas no Plano Piloto (ignorem a Biblioteca Nacional, ali a questão está tensa!). Nas satélites, infelizmente, o acesso não é muito interessante. Onde há, o acervo é muito pequeno e nas outras… bem, não existe e não sei quando terá! :(

A leitora Thai, do blog Clave de Lua, afirma:

Sou de uma cidade satélite do DF e concordo com a Elizabete, há problemas de acesso pois as melhores estão localizadas no Plano.

Frequento muito a Biblioteca Pública da cidade de Taguatinga, Ceilândia e Gama. A de Ceilândia, minhacidade, tem ótimos livros de literatura, um espaço legal para estudos, um bom atendimento, mas peca em segurança e em livros didáticos. A mocinha que trabalha lá me contou que é comum as pessoas roubarem os livros de lá, o que é muito chato. Essa biblioteca tem uma grande parcela de livros doados por frequentadores, por isso possui muitos livros velhos, alguns com dedicatório, mas gosto dela.

A de Taguatinga também é localizada bem no centro de Tagua, o que é muito bom. Muitos concurseiros e pré-vestibulando estudam lá diariamente, eu confesso que estudei muito lá também. Ela possui muitos livros didáticos, revistas atualizadas e espeço para estudo. Peca um pouco em bom atendimento o que interfere nas indicações de livros para leituros e tals.

A do Gama é a pior, infelizmente. Pequena, espeço de estudo pequeno e sem muitas mesas, poucos livros e sem muita verba de acordo com um funcionário que conversei um dia desses. Eu espero um dia melhorarem aquela biblioteca, o Gama merece algo melhor.

Por fim, a melhor biblioteca daqui é a da Universidade de Brasília- UnB, eu piro quando estudo lá. Locais para estudo, salas para reserva, muitos e muitos e muitooooos livros. Livros antigos, livros novos. É a maior biblioteca da região, e sim, ganha da Nacional. Ela é de livre acesso, porém, emprestimos só para estudantes. O bom do emprestimo é que há possibilidade de renovar pela internet, o que ajuda muito para quem mora longe, como eu.

Lamento por não ter sido breve, e é isso. Por aqui há problemas sim, mas não muitos. Particularmente, adoro as bibliotecas daqui. Ótimo tema, mais uma vez. Abraços =*

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!