Um trabalho belíssimo está sendo feito no Balneário Nereidas em Guaratuba, litoral do Paraná. A moradora Silvia Helena Buchalla montou um coral e mantém um espaço dedicado a uma biblioteca comunitária dentro do seu escritório de advocacia – a Biblioteca Amigo Livro – e também está montando uma orquestra de violões, com apresentações já programadas para o Dia das Crianças em outubro e para as festas natalinas, em dezembro.

 

Através da Biblioteca Amigo Livro, Silvia promove tardes divertidas com programação cultural para crianças e adolescentes. Essas atividades que envolvem música e artes estão servindo para incentivá-los a desenvolver a criatividade e o talento que elas já têm naturalmente. A biblioteca está em plena atividade desde fevereiro desse ano, e já possui leitores diários que frequentam suas estantes. São as mães das crianças, as vizinhas, os colaboradores, voluntários, amigos e as crianças, todos desenvolvendo e cultivando o hábito da leitura.

Os adultos passaram a visitar a biblioteca com mais frequência, incentivando seus filhos a frequentá-la também. Todos os sábados a partir das 13h a biblioteca está aberta para atividades culturais, como as aulas gratuitas de violão e de coral que estão bem frequentadas. Além disso, as crianças podem fazer pintura livre em papel kraft, brincar e comer um lanchinho. Durante as férias de inverno, Silvia alugou brinquedos como piscina de bolinas e cama elástica, para que as crianças aproveitassem ainda mais esse período de dias livres.

O sistema de empréstimo da Biblioteca Amigo Livro é livre: o leitor empresta, fica com o livro o tempo necessário para a leitura e devolve. Ou passa o livro para um coleguinha, para os irmãos e pessoas próximas, para que o ciclo de leitura não se encerre. O ritmo das doações locais aumentou e tem se mantido constante. As estantes estão bem mais coloridas de livros, que chegaram através de doações que a biblioteca conquistou através de amigos, de pessoas simpáticas à ideia, e apoiadores. As pessoas têm se tornado mais conscientes da importância de ter presente no bairro uma biblioteca atuante.  Além de oferecer vários gêneros de livros, gibis, revistas e enciclopédias oriundos de doações, a Biblioteca Amigo Livro se tornou um ponto de encontro, e de interação, inclusive entre pais e filhos, já que as atividades são convidativas, divertidas e abertas à participação de todos. Durante as férias de inverno, as tardes da biblioteca tiveram leitura de histórias, animadas rodas de violão e cantoria, brinquedos disponíveis para a criançada, lanche, livros, pintura e desenhos, balões e muito mais.

Alunos da Orquestra de Violões da Biblioteca Amigo Livro

É importante para uma criança e para um adolescente sentir que pertence a uma comunidade, ter um local de referência, onde todos estão trabalhando para o mesmo objetivo, compartilhando valores, vontades e bem-estar comuns. Infelizmente muitos jovens acabam por encontrar esse sentimento de pertencimento em gangues e na marginalidade. É muito gostoso encontrar um lugar tão aprazível para o desenvolvimento de tantas crianças em uma cidade como Guaratuba que tem um potencial enorme e muitas crianças necessitadas de atividades culturais contra turno.  Torcemos para que mais projetos como esse se espalhem pela cidade inteira, e que sejam de fato adotados por um número significativo de pessoas e voluntários, porque Guaratuba ainda é uma cidade muito carente de projetos sociais voltados para a integração das crianças e dos adolescentes a atividades que lhes forneçam perspectivas para uma infância e adolescência mais focadas, para novos horizontes que se abrem a elas dentro da própria cidade. A Biblioteca Amigo Livro está apresentando uma nova perspectiva à vida desses jovens.

Como colaborar com a Biblioteca Amigo Livro: Você tem livros para doar ou costuma viajar sempre para o litoral do Paraná? Doe livros e gibis para a biblioteca, ou nos ajude a arrecadar. A Biblioteca Amigo Livro aceita doações de livros infantis, infanto-juvenis, livros de romance, revistas para crianças e adolescentes, livros de aventura e autoconhecimento em bom estado de conservação para serem imediatamente emprestados para os leitores. Entre em contato com a coordenadora da Biblioteca Amigo Livro, a Silvia Helena Buchalla através do email silhb@terra.com.br ou conosco através do email bibliotecadositio@gmail.com

Para doações diretamente em Guaratuba:
Biblioteca Amigo Livro – Coordenadora: Silvia Helena Buchalla
Endereço: Rua Uruguai nº 153, Balneário Nereidas.
E-mail para contato: silhb@terra.com.br

Doações em Curitiba: através do e-mail bibliotecadositio@gmail.com, nós estamos periodicamente levando livros para Guaratuba.

Violão: Você tem um violão para doar, ou conhece alguém que tenha um violão disponível? Entre em contato, que a gente leva o seu violão para Guaratuba, para o pessoal da Biblioteca Amigo Livro. A Silvia está organizando uma Orquestra de Violões Infantil com as crianças do Balneário Nereidas. Saiba mais no blog da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa.

Sobre o autor: Daniele Carneiro

Criadora e editora do blog Bibliotecas do Brasil. Fundadora da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa em Morretes/PR e da Minibiblioteca do Sossego do Parque Gomm em Curitiba.