Se você não produzir conteúdo relevante para seu leitor, nada do que você faça vai aumentar o número de exibições de página de seu blog.

A maior parte dos visitantes vai entrar, dar uma olhada e sair, seja clicando em um anúncio, em um link ou simplesmente fechando o navegador.

Se você já tem conteúdo relevante para seu potencial leitor, boa parte da tarefa está cumprida. O seu trabalho agora é facilitar o caminho do visitante a outros temas que possam interessá-lo.

  1. Sempre tenha um ou mais links para conteúdo antigo no meio do artigo. Eu gosto de colocar os meus já entre os primeiros parágrafos.
  2. Você pode instalar um plugin que exiba artigos relacionados automaticamente. Todo mundo o usa ao final do artigo. Você sabia que pode usá-lo também na barra lateral? Não? Agora sabe.
  3. Você pode fazer uma lista de artigos relacionados ao final do texto você mesmo, no braço, com títulos mais apropriados e atraentes para o contexto.
  4. No cabeçalho, junto aos links de navegação – início, sobre, contato, etc -, você pode ter um link para uma página fixa com seus melhores artigos.
  5. No cabeçalho, também na área de navegação, você pode colocar um link para algum artigo que você queira destacar em determinado período e alterná-lo ao longo do tempo. Use um link curto e atraente.
  6. Na barra lateral, você pode colocar links para os artigos recentes. Alguns editores os adotam sob os artigos. Para melhorar a exibição dos recentes, excluindo por exemplo os que já estão na página inicial, você pode usar o plugin Recent Posts.
  7. A barra lateral também pode comportar os artigos mais lidos. Eu tenho usado o plugin Page Read Counter em alguns de meus blogs, mas há outros.
  8. Tenha séries: se as séries forem interessantes o leitor vai querer acompanhar os artigos até o fim e ler os anteriores. A Nospheratt, do Blosque, começou a série 21 Dias Para Fechar o Ano com Chave de Ouro.
  9. Tenha uma navegação para o artigo anterior e para o próximo. De preferência no alto.
  10. O nome das categorias pode ser bem trabalhado no sentido de conduzir o seu leitor a elas. Essa é uma estratégia que tenho adotado por aqui. Nesse caso, coloque links para as categorias na barra lateral.
  11. Se você for colocar muitas dessas opções (mais lidos, recentes, categorias) na barra lateral. Opte por poucos links, sobretudo se sua barra lateral já estiver sobrecarregada. Se voce der muitas opções para seu leitor pode ser que ele fique confuso e não escolha nada.
  12. Não esqueça de seu rodapé. Se o seu leitor chegou até ali há uma grande possibilidade de ele ter gostado do que viu e portanto estará inclinado a querer ver mais. Alguns dos elementos citados podem ser posicionados ali, para aliviar as outras áreas do seu blog e distribuir o potencial de aumento de exibições de página por todo o layout.

Feito isso, creio que seu blog terá um sensível aumento de exibições de página com todas as conseqüências positivas disso decorrentes.

Sobre o autor: Alessandro Martins

Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!