10 pequenos livros que você vai adorar

Sem tempo? Não gosta de carregar peso? Preguiça? Seus problemas acabaram. Fiz uma pequena lista de “livros finos” que você certamente lerá com muito prazer. Muitos deles têm letras grandes e são excelentes para não forçar a visão.

Alguns agradarão a qualquer tipo de preferência literária. Outros nem tanto. Porém esteja certo de que ao menos um desses livros curtos e de poucas páginas vai agradar seu bolso, seu gosto e se adequar a seu precioso tempo.

Só por farra, fiz as sinopses como se elas fossem aquelas chamadas idiotas dos programas da Rede Globo.

  1. O Alienista, de Machado de Assis – Um médico muito louco resolve aprontar todas em uma pequena cidade do interior. O que ele não imagina é que todos os seus planos podem vir por água abaixo porque os moradores de lá são mais malucos que ele. Com Fernanda Montenegro e Lima Duarte.
  2. A Metamorfose, de Franz Kafka – Gregor Samsa tem uma vida chata. Mas as coisas podem mudar quando ele se transforma em um inseto nojento e sua família começa a achar tudo muito estranho.
  3. Bartleby, o Escrivão, de Herman Melville – Bartleby tem uma vida chata e não agüenta seu chefe. Mas as coisas podem mudar quando ele decide ir em busca de suas verdadeiras ambições.
  4. O Contrabaixo, de Patrick Süskind – Esse músico muito louco tem uma vida que não é mole, mas tudo pode mudar quando ele decide ir atrás de seu grande e verdadeiro amor.
  5. O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago – Um navegador quer encontrar a terra prometida com ajuda de uma turma da pesada, mas o verdadeiro amor também está em seu caminho.
  6. Cândido ou O Otimismo, de Voltaire – Esse nobre muito louco só se mete em encrencas. Sua vida está de pernas para o ar, entre a tragédia e a comédia, mas sempre sobra tempo pra muita diversão e azaração.
  7. Planolândia, de Edwin A. Abbot – Um quadrado pode ter uma vida chata, mas tudo pode virar de pernas para o ar quando uma esfera resolve levá-lo para a terceira dimensão. Baseado em fatos reais. Com Lima Duarte no papel do quadrado.
  8. Coração das Trevas, de Joseph Conrad – Uma aventura sombria no coração humano. Medo e terror no meio da selva. As águas guardam segredos, sustos e a terrível ambição dos homens. Um clássico, com Marlon Brando.
  9. Vidas Secas, de Graciliano Ramos – Uma história de amor e sofrimento de pessoas que enfrentam todas as dificuldades da vida com a cara e a coragem. Com Fernanda Montenegro.
  10. O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson – Um cientista muito louco acha que inventou a fórmula da felicidade, mas descobre que suas descobertas podem metê-lo numa encrenca das grossas, cheia de aventuras e azarações.

E mais um indicado pelo Erwin Maack.

  • A Ovelha Negra e Outras Fábulas, de Augusto N. Monterroso.

E outro indicado pela Marcela Ortolan:

  • Morte em Veneza, de Thomas Mann – Infelizmente só encontrei uma edição em que ele aparece com outra obra, totalizando umas 160 páginas. Mas considere então como um livro fino dois em um :-).

Indicação de Lucas Brandão, com sinopse do comentarista, seguindo o estilo das minhas:

  • O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint Exupery – Perdido no meio do deserto, Antônio conhece um menino alienígena que muda a sua vida para sempre. Com Patrícia Pillar como “rosa”.

As sinopses são brincadeiras – bobas, admito – com as histórias dos livros, mas as indicações são reais e sinceras: diversão garantida.Se quiser saber mais precisamente sobre o que cada um deles trata, recomendo a visita aos links e a possível aquisição dos itens. Espero que, caso o faça, goste. Depois me conte.

Serviço

Compare preços de livros sobre listas, curtos, rápidos e rasteiros. Compare também preços de O Alienista, O Coração das Trevas, Planolândia e Candido ou O Otimismo.




    Conheça nossa newsletter

    Comente com:

    Loading Facebook Comments ...