Sem tempo? Não gosta de carregar peso? Preguiça? Seus problemas acabaram. Fiz uma pequena lista de “livros finos” que você certamente lerá com muito prazer. Muitos deles têm letras grandes e são excelentes para não forçar a visão.

Alguns agradarão a qualquer tipo de preferência literária. Outros nem tanto. Porém esteja certo de que ao menos um desses livros curtos e de poucas páginas vai agradar seu bolso, seu gosto e se adequar a seu precioso tempo.

Só por farra, fiz as sinopses como se elas fossem aquelas chamadas idiotas dos programas da Rede Globo.

  1. O Alienista, de Machado de Assis – Um médico muito louco resolve aprontar todas em uma pequena cidade do interior. O que ele não imagina é que todos os seus planos podem vir por água abaixo porque os moradores de lá são mais malucos que ele. Com Fernanda Montenegro e Lima Duarte.
  2. A Metamorfose, de Franz Kafka – Gregor Samsa tem uma vida chata. Mas as coisas podem mudar quando ele se transforma em um inseto nojento e sua família começa a achar tudo muito estranho.
  3. Bartleby, o Escrivão, de Herman Melville – Bartleby tem uma vida chata e não agüenta seu chefe. Mas as coisas podem mudar quando ele decide ir em busca de suas verdadeiras ambições.
  4. O Contrabaixo, de Patrick Süskind – Esse músico muito louco tem uma vida que não é mole, mas tudo pode mudar quando ele decide ir atrás de seu grande e verdadeiro amor.
  5. O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago – Um navegador quer encontrar a terra prometida com ajuda de uma turma da pesada, mas o verdadeiro amor também está em seu caminho.
  6. Cândido ou O Otimismo, de Voltaire – Esse nobre muito louco só se mete em encrencas. Sua vida está de pernas para o ar, entre a tragédia e a comédia, mas sempre sobra tempo pra muita diversão e azaração.
  7. Planolândia, de Edwin A. Abbot – Um quadrado pode ter uma vida chata, mas tudo pode virar de pernas para o ar quando uma esfera resolve levá-lo para a terceira dimensão. Baseado em fatos reais. Com Lima Duarte no papel do quadrado.
  8. Coração das Trevas, de Joseph Conrad – Uma aventura sombria no coração humano. Medo e terror no meio da selva. As águas guardam segredos, sustos e a terrível ambição dos homens. Um clássico, com Marlon Brando.
  9. Vidas Secas, de Graciliano Ramos – Uma história de amor e sofrimento de pessoas que enfrentam todas as dificuldades da vida com a cara e a coragem. Com Fernanda Montenegro.
  10. O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson – Um cientista muito louco acha que inventou a fórmula da felicidade, mas descobre que suas descobertas podem metê-lo numa encrenca das grossas, cheia de aventuras e azarações.

E mais um indicado pelo Erwin Maack.

  • A Ovelha Negra e Outras Fábulas, de Augusto N. Monterroso.

E outro indicado pela Marcela Ortolan:

  • Morte em Veneza, de Thomas Mann – Infelizmente só encontrei uma edição em que ele aparece com outra obra, totalizando umas 160 páginas. Mas considere então como um livro fino dois em um :-).

Indicação de Lucas Brandão, com sinopse do comentarista, seguindo o estilo das minhas:

  • O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint Exupery – Perdido no meio do deserto, Antônio conhece um menino alienígena que muda a sua vida para sempre. Com Patrícia Pillar como “rosa”.

As sinopses são brincadeiras – bobas, admito – com as histórias dos livros, mas as indicações são reais e sinceras: diversão garantida.Se quiser saber mais precisamente sobre o que cada um deles trata, recomendo a visita aos links e a possível aquisição dos itens. Espero que, caso o faça, goste. Depois me conte.

Serviço

Compare preços de livros sobre listas, curtos, rápidos e rasteiros. Compare também preços de O Alienista, O Coração das Trevas, Planolândia e Candido ou O Otimismo.

    Sobre o autor: Alessandro Martins

    Sou o editor deste blog. Trabalhei como jornalista em Curitiba de 1995 a 2008, quando fui demitido e passei a me dedicar a escrever apenas na internet, em blogs e mídias sociais. Agora estou publicando minha newsletter que tem milhares de leitores: assine!